IFTO faz cinco eventos simultâneos no câmpus Palmas de 20 a 22 de novembro

Instituto terá cinco eventos simultâneos de 20 a 22 de novembro no câmpus Palmas, com jornada científica, festival de talentos, oficinas no Afroidentidade e apresentação de serviços

De 20 a 22 de novembro, o Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO) realizará no câmpus de Palmas o ‘Identidade IFTO’. Segundo a instituição de ensino, o objetivo é reforçar a imagem a sua imagem perante a comunidade tocantinense e apresentar os serviços ofertados pela instituição, com a integração dos trabalhos desenvolvidos em pesquisa, extensão, inovação, ensino, arte e cultura.

 

Essa será a primeira edição e acontecerá simultaneamente com outros eventos do instituto, a 10ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice), a 6º edição do Festival de Talentos Estudantis (IFestival) e, pela primeira vez, o Integra IFTO e o AfroIdentidade. A inscrição é gratuita e pode ser realizada no site http://identidade.ifto.edu.br/.

 

"Nosso objetivo é congregar as oportunidades e os trabalhos do IFTO em um mesmo espaço, para que a comunidade possa conhecer a instituição. Neste primeiro momento, será a Jice, o IFestival, o Integra IFTO e o AfroIdentidade, e futuramente vamos agregar outros eventos. A integração visa fortalecer a participação dos estudantes, servidores e comunidade externa", destaca o reitor, Antonio da Luz.

 

Vale ressaltar a importância de explicar o conceito de Identidade IFTO, por meio do qual o Instituto percebe e reconhece sua identidade como indutor do desenvolvimento regional e referência no serviço de ensino, pesquisa e extensão, e sente essa necessidade de apresentar suas potencialidades à comunidade.

 

10ª Jice

 

A Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice) reúne pesquisadores e extensionistas do IFTO e de outras instituições de ensino, com o objetivo de oportunizar a troca de experiências entre os participantes, proporcionando um espaço de divulgação e desenvolvimento do pensamento técnico-científico, bem como a produção e discussão de trabalhos resultantes dos projetos de pesquisa e de extensão dos estudantes do Instituto.

 

6º IFestival

 

O IFestival, evento cultural do IFTO, aberto a todas as manifestações culturais, abrange em seis linguagens: Música, Artes Visuais, Teatro, Dança, Literatura e Cinema. Em 2019, o tema do IFestival é "O tempo não para", proposta baseada no constante movimento do tempo e como a arte perpetua a vida.

 

AfroIdentidade

 

O AfroIdentidade também acontece durante o evento e busca reafirmar o compromisso do IFTO com a diversidade no que se refere ao povo negro tocantinense e brasileiro. Objetiva sensibilizar toda a comunidade para a importância das contribuições do povo negro na miscigenação e na cultura brasileira. Serão realizadas oficinas com temáticas no contexto afro e manifestações culturais de ordem afro, através de diversas apresentações alusivas à luta dos afrodescendentes no Brasil. A temática será abordada durante a Semana da Consciência Negra, razão pela qual haverá também nas unidades do IFTO uma agenda de mobilização para tratar sobre o tema.

 

Integra IFTO

 

O Integra IFTO consiste em um Encontro de Ensino e Aprendizagem no qual servidores e estudantes poderão discutir questões acerca das práticas pedagógicas na instituição. Objetiva consolidar-se como um espaço de divulgação e reflexão das práticas pedagógicas realizadas no Instituto; valorizar a produção educacional de docentes e equipes pedagógicas; divulgar e compartilhar práticas pedagógicas exitosas e inovadoras; bem como incentivar e sistematizar os saberes construídos a partir dessas práticas. Serão realizadas palestras, oficinas e mostras de práticas pedagógicas exitosas, com exposição de pôsteres e comunicações orais, distribuídas ao longo do evento.

Comentários (0)