Implantação de indicador de percurso no aeroporto de Araguaína prevê aumento de voos

Equipamento foi autorizado pela Secretaria Nacional da Aviação Civil e é última exigência da Azul Linhas Aéreas para que opere voos a jato no município

Crédito: Marcos Sandes/Ascom

Por meio de ofício enviado à prefeitura de Araguaína, a SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil) do Ministério da Infraestrutura autorizou a implantação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI). O equipamento é um sistema de auxílio visual à navegação aérea, que informa aos pilotos a altitude ideal da aeronave na fase de aproximação para pouso e proporcionará mais segurança à operação e aos passageiros. A prefeitura prevê que a instalação aumente a quantidade de voos no município.


“Ano passado tivemos a implantação da EMSA (Estação Meteorológica de Superfície Automática) e agora fomos autorizados a implantar o PAPI, última das exigências da Azul Linhas Aéreas durante a visita da equipe técnica ao aeroporto para que operasse o voo com o Jato Embraer-195, com capacidade de até 118 passageiros, em nosso município”, explicou o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Hélter Dantas.


O aeoporto de Araguaína opera atualmente com voos comerciais às terças-feiras, quintas-feiras e sábados com destino a Brasília às 15h30, além de voo operado pela Passaredo Linhas Aéreas até Brasília e seguindo para todos os destinos no território nacional por meio da Gol.


A partir do dia 28 de fevereiro, os voos passarão a ser realizados às terças, quartas e quintas-feiras, sábados e domingos, não operando apenas nas segundas e sextas-feiras.

Próximos passos


Segundo o secretário, o próximo passo para implantação do equipamento de segurança é a apresentação do Termo de Referência para contratação do projeto executivo. “O município já providenciará o termo, conforme requerido no ofício da SAC, logo depois faremos o processo licitatório para aquisição. A previsão é de que o aparelho esteja funcionando no aeroporto em seis meses”.


Sobre o PAPI


O equipamento é constituído por quatro aparelhos de iluminação, que são instalados na cabeceira da pista de pouso e decolagem. O equipamento reforça o nível de segurança às operações. Em cada uma das quatro caixas, há um sistema óptico de luzes que alternam entre o branco e o vermelho.

De acordo com o ângulo de aproximação do avião, as luzes podem variar, dando uma posição precisa do ângulo de aproximação da aeronave em relação à pista de pouso.

Comentários (0)