Incêndio na Serra do Carmo mobiliza órgãos de combate: força-tarefa foi criada

Força-tarefa reúne Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, de Meio Ambiente, Siopaer...

Serra do carmo está em chamas
Descrição: Serra do carmo está em chamas Crédito: Divulgação

A Defesa Civil Municipal em parceria com o Corpo de Bombeiros, Guarda Metropolitana Ambiental,  Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, através da fiscalização ambiental, Diretoria de Meio Ambiente, Siopaer (aeronave da Secretaria de Segurança Pública), realiza nesta terça-feira, 15, a partir das 10h da manhã, uma força-tarefa para combater os focos de incêndio na serra do Carmo.

A  Defesa Civil de Palmas  irá  mapear e combater os focos de incêndio na região, bem como identificar os autores responsáveis e autuá-los, através do Comando de Incidente.

O Comando de incidente será instalado na Serra do Carmo Pela Defesa Civil Municipal para coordenar as ações da força tarefa que  contará com o apoio de 16 homens, entre bombeiros e brigadistas, uma caminhonete amarok equipada com um reservatório de 1 mil litros de água e motor- bomba.

De acordo com o Superintendente da Defesa Civil de Palmas, Iranilto Sales, a operação será iniciada imediatamente.  “ Já fizemos um sobrevôo na área atingida e detectamos os focos de incêndio que serão combatidos com essa força-tarefa até que sejam todos debelados,”disse.

Nesta  segunda-feira, 14, a Defesa  Civil  Municipal, através da Brigada de Incêndio, retornou a área de aproximadamente 22 hectares na Serra do Carmo, em Palmas, atingida pelo fogo no último final de semana.   O fogo durou cerca de 12 horas, destruindo parte de vegetação de chácaras.

No último  domingo, 13, a Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) prendeu em flagrante o chacareiro Nelson Pereira dos Santos, por ser suspeito de autoria do incêndio que atingiu várias propriedades rurais, na altura do Km 9, saída para Aparecida do Rio Negro.

O chacareiro acusado de atear fogo no local foi encaminhado à Delegacia do Meio Ambiente (Dema), onde  prestou depoimento, foi  multado no valor de R$ 96 mil e liberado.

 

Comentários (0)