Índices do Ideb colocam Palmas entre as Capitais com melhor qualidade de ensino

Palmas manteve a média nos anos iniciais e registrou uma ligeira variação nos anos finais, mas ficou em primeiro lugar entre as escolas municipais das capitais nos anos finais.

Ensino público municipal de destaca
Descrição: Ensino público municipal de destaca Crédito: Secom Palmas

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) divulgou na sexta-feira, 05, os resultados oficiais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental (5º e 9º ano).

 

As unidades educacionais do município de Palmas mantiveram a média de 5.8 nas séries iniciais, portanto, acima da média projetada para o ano, que é 4.9. Vale ressaltar que com esse resultado o Município já atingiu a meta projetada para 2019, que é 5.8.

 

As unidades com melhores índices nos anos iniciais foram a Escola Municipal Beatrriz Rodrigues, localizada na Quadra 405 Norte, com a média 7.2; Anne Frank, localizada na Quadra 110 Norte, com a média 7.0; e Escola Paulo Freire, na Quadra 305 Norte, com 6.9.

 

Nos anos finais o Município alcançou a média 4.9, acima das metas do Ideb para 2013 e 2015, que são 4.3 e 4.7, respectivamente. Os melhores índices também foram alcançados pelas Escolas Municipais Beatriz Rodrigues, com 6.4, Anne Frank, com 6.1, e Vinícius de Moraes, também com 6.1.

 

Com esses resultados o município de Palmas fica em terceiro lugar nas séries iniciais, atrás de Florianópolis (SC), que obteve a média 6.1, e de Curitiba (PR), com a média 5.9, e à frente de Belo Horizonte (MG) que tem a média 5.7.

 

Nos anos finais a capital tocantinense ficou em primeiro lugar entre as escolas municipais das capitais, com o índice de 4.9, à frente de Campo Grande (MS) e Curitiba (PR).

 

Índice

O Ideb foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.

 

O Índice agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.

 

Para a secretária municipal da Educação, Berenice Barbosa, os resultados demonstram o comprometimento da gestão com a Educação. “É muito gratificante vermos a nossa cidade liderando entre as escolas das capitais. Agora, o grande desafio é melhorarmos ainda mais esses índices”, disse.

 

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