Inscrições para o IV Festival de Cinema Estudantil Você na Tela até 10 de outubro

A IV edição do Festival acontece de 23 a 25 de outubro, no Cine Cultura. O evento é voltados para estudantes de Palmas.

Crédito: Divulgação

Falta menos de um mês para o encerramento do prazo de inscrição de filmes para o IV Festival de Cinema Infantil ‘Você na Tela’. Promovido pela Fundação Cultural de Palmas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a IV edição do Festival acontece de 23 a 25 de outubro, no Cine Cultura, sendo que as inscrições poderão ser realizadas até 10 de outubro conforme as normas do edital disponível aqui.

 

 

Ao chegar em sua quarta edição o Festival de Cinema Estudantil 'Você na Tela' cresceu e apresenta novidades, com a inclusão da Mostra Competitiva Universitária Cidade de Palmas, e da Mostra Competitiva Brasil na Tela. Com as novas mostras, o ‘Você na Tela’ passa a ser um Festival Nacional. A finalidade é promover o protagonismo infanto-juvenil e estimular a inserção de crianças, jovens estudantes e universitários no processo de criação, produção e apreciação da linguagem cinematográfica.

 

 

Nos três primeiros anos o Festival teve caráter regional, e era restrito apenas para estudantes das redes pública e particular de Palmas. Com o crescimento do Festival, em número de inscritos e na qualidade dos produtos, percebeu-se que o mesmo poderia ser ampliado e receber filmes de todo o País, além da Mostra Universitária.  “O Você na Tela tem crescido a cada ano e abrir em nível nacional consolida um Festival que tem nos dado muitas alegrias no sentido da qualidade dos conteúdos”, afirma a coordenadora do evento, Elisângela Dantas.

 

 

Releitura profissional

 

 

Um dos prêmios do ‘Você na Tela’ é o Prêmio das Produtoras, uma releitura profissional do melhor filme do Juri, que recebe adaptação e filmagem por cineastas e produtoras locais, parceiras do Festival.

 

 

A coordenadora ressalta o sucesso da releitura do filme ‘Menina Bonita de Trança’, vencedor da segunda edição, que “tem percorrido todo Brasil, sendo selecionado em vários festivais”.  O melhor filme de 2018, ‘A lenda de Serra do Sol’, ideia original dos alunos da Escola Municipal Luiz Nunes, terá roteiro adaptado pelo cineasta André Araújo e será dirigida pelo diretor Nival Correia. A obra, ambientada em Buritirana, será concluída neste segundo semestre de 2019.

 

 

Inscrições

 

 

As inscrições devem ser realizadas de 08 de julho a 10 de outubro, conforme as regras do edital disponíveis neste link.

 

Para as mostras Jovem Realizador e Jovem Cineasta a documentação deve ser entregue na sede da Fundação Cultural de Palmas, das 13 às 19 horas.

 

Para Mostra Competitiva Universitária Cidade de Palmas e Mostra Competitiva Brasil na Tela as inscrições poderão ser realizadas através do preenchimento do formulário disponível aqui

 

 

Premiação

 

Serão premiadas as seguintes categorias com o Troféu Você na Tela:

 

Jovem Cineasta

 

a) Melhor História

b) Melhor Imagem

c) Melhor Equipe

 

Jovem Realizador

 

a) Melhor Filme de Escola

b) Melhor Produção

 

Mostra Competitiva Universitária Cidade de Palmas

 

a) Melhor Filme Universitário.

 

Mostra Competitiva Brasil na Tela

 

a) Melhor Filme

b) Melhor História

 

Comentários (0)