Instituto Nacional de Meteorologia prevê pancadas de chuva com raios no TO nesta 5ª

Na noite de ontem, 9, um forte chuva atingiu Palmas e várias outras cidades da região central do Estado, ocasionando até a queda de uma árvore em trecho da TO-020

As chuvas serão acompanhadas por descargas elétricas
Descrição: As chuvas serão acompanhadas por descargas elétricas Crédito: Divulgação

A previsão do tempo para esta quinta-feira 10, em todo o Tocantins, é de chuvas à tarde e à noite, com mais de 60% de possibilidade. As chuvas serão acompanhadas por descargas elétricas e a umidade relativa do ar fica em 82%.

 

As informações constam no site do Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura máxima é 35º C e a mínima de 20º C. A previsão das rajadas de ventos será na intensidade de fraca a moderada.

 

Na noite de ontem, 9, um forte chuva atingiu Palmas e várias outras cidades da região central do Estado, ocasionando até a queda de uma árvore em trecho da TO-020, próximo à cidade de Aparecida do Rio Negro.

 

Atenção redobrada

 

A Defesa Civil recomenda que os cidadãos evitem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos e próximas a córregos e ribeirões, em caso de forte chuva. Isso porque o nível das águas pode se alterar rapidamente, acarretando transbordamentos.

 

Outra recomendação importante é que, diante de chuva, a pessoa não deve não se abrigar embaixo de árvores, nem estacionar veículos nestes locais.

 

Outras recomendações: limpar o telhado e canaletas de águas para evitar entupimento; não jogar lixo nos bueiros e boca de lobo, nem nos córregos e rios, para não obstruir o escoamento da água; jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados; abaixe para o piso todos os objetos que possam cair, dentro das residências, com o vento forte; não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos; não fique no alto de morros ou no topo de prédios; não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos; evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios (pequenas construções não protegidas, tais como tendas ou barracos, veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas).

 

Se estiver dentro de casa não use telefone com fio; não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas; e não toque em equipamentos que estejam ligados à rede elétrica.

Comentários (0)