Ipem fiscaliza comércio e apreende brinquedos no Dia das Crianças em Palmas

No dia das crianças durante a Operação Dia das Crianças, realizada em Palmas, o IPEM fiscalizou 6.245 brinquedos, onde apenas cinco foram apreendido por não ter o selo do Inmetro.

 

Dos 6.245 brinquedos fiscalizados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Tocantins (IPEM-TO), cinco foram apreendidos por não ter o selo do Inmetro, durante a Operação Dia das Crianças, realizada em Palmas.

O presidente do IPEM-TO, Parrião Júnior, destaca que o número dos produtos apreendidos foi pequeno comparado ao de fiscalizados. “É o reflexo das fiscalizações realizadas pelo Instituto. Além disso, os fabricantes estão se adequando às normas do Inmetro”.

Parrião Júnior, alerta que os pais devem estar atentos na hora de comprar os brinquedos. “É o selo que vai caracterizar se o brinquedo passou pelos ensaios obrigatórios, químicos e físicos”, explica.

Orientações

Antes de comprar um brinquedo, o IPEM-TO recomenda verificar se o produto possui o selo de identificação de conformidade do Inmetro. Além do selo, é importante estar atento à faixa etária que pode fazer uso do produto. As descrições devem estar legíveis, visíveis e em idioma nacional.

O consumidor deve adquirir brinquedos de acordo com a faixa etária, certo para a idade recomendada para evitar acidentes. Nos casos de presentes que tenham projéteis, estes devem estar informando que não se deve apontar para os olhos e para a face.
Operação:
A Operação Dia das Crianças foi realizada durante dois dias, no comércio da Capital. (Assessoria)

Comentários (0)