Ironman terá percurso de Norte a Sul de Palmas, com interdições em vários locais

Um dos maiores eventos de triatlo do mundo, o Ironman 70.3 Palmas acontece neste domingo, 10, a partir das 6 horas. Ao todo serão 1,9 km de natação, 90.1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida

Provas acontecem neste domingo, em Palmas
Descrição: Provas acontecem neste domingo, em Palmas Crédito: Foto: Divulgação

As avenidas da Capital e o lago formado pela Usina de Lajeado, serão mais uma vez palco de competições esportivas, e desta vez de um dos maiores eventos de triatlo do mundo, o Ironman 70.3 Palmas, que acontece neste domingo, 10, a partir das 6 horas. Ao todo serão 1,9 km de natação, 90.1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida. Para a realização as provas todo o percurso será interditado a partir das 5h30 até as 11h30, cujo trabalho de controle do tráfego será realizado pelos agentes de trânsito e Polícia Militar.

 

Os competidores largarão na Praia da Graciosa, onde acontecerá a natação com uma volta. Em seguida, um percurso de duas voltas do ciclismo levará os atletas por um cenário incrível, incluindo a ponte do Ponte da Amizade e da Integração - Fernando Henrique Cardoso, com 8 km de extensão, finalizando o triatlo com duas voltas de corrida às margens do lagoo, retornando então à Praia da Graciosa.

 

O superintendente de Trânsito, Alexandre Guerreiro, alertou que as pessoas que tiverem compromisso no domingo pela manhã, no horário das provas, deverão sair de casa mais cedo para evitar ficar preso em congestionamentos. “Todo o percurso foi traçado pensando no bom desempenho dos atletas e na estratégia de mostrar a cidade para os competidores, como também na segurança do trânsito”, explicou.

 

Ainda segundo Guerreiro, a partir desta quinta-feira, 7, até o próximo domingo, 10, a ciclovia da Avenida Theotônio Segurado estará fechada para o trânsito de veículos. A faixa será de uso exclusivo para o treino de ciclismo dos atletas da prova.

 

Percurso

A prova de natação de 1,9 km será a primeira do circuito. Com formato em "L", o percurso será de apenas uma volta, com início na orla da Praia da Graciosa, seguindo pelo lago, conforme demarcação de dez boias de cores laranja e vermelha, e área de chegada no mesmo ponto de partida.

 

Em seguida, os competidores iniciarão o ciclismo, com início na Praia da Graciosa, seguindo pela Avenida JK, LO-03 e Avenida Theotônio até o Estádio Nilton Santos, retornando pela mesma avenida e passando pela ponte, até Praia da Graciosa, iniciando uma segunda volta no mesmo percurso, e assim completando os 90.1 km. Para esta prova, serão interditadas duas faixas de trânsito da Avenida Theotônio nos dois sentidos da via e também as LO's- 05, 11, 15, 23 e 27, com controle de travessia feito pelos agentes de trânsito.

 

Para fechar o circuito, os atletas farão a corrida de 21.1 km, com uma visão panorâmica do Lago de Palmas. Eles deixarão as bicicletas na Praia da Graciosa, onde farão a largada, seguindo pela ponte Fernando Henrique Cardoso, sobre o lago, e retornando ao ponto de partida. Para essa prova, a ponte terá interdição de meia pista, e controle de tráfego pela Polícia Militar.

 

Comentários (0)