Jornalista Gilson Cavalcante participa hoje do Projeto Literatura na Biblioteca

O projeto acontece nesta quarta-feira, 24, às 19 horas, com transmissão ao vivo nas redes sociais do Sesc Youtube (SescTO) e Facebook

Crédito: Divulgação

O Sesc Tocantins promove nesta quarta-feira, 24,  a partir das 19h, o projeto Literatura na Biblioteca, com transmissão ao vivo nas redes sociais do Sesc Youtube (SescTO) e Facebook. O bate-papo terá como tema ‘’Memórias da carne: o amor, a finitude e a poesia’’ e vai contar com a presença da Professora de Literatura Brasileira (UFT) Glória Azevedo e do Jornalista e poeta Gilson Cavalcante. O evento terá a mediação do Jornalista Tácio Pimenta. Informações pelo e-mail literatura@sescto.com.br  ou pelo telefone (63) 3212-9948.

 

O bate-papo literário traz diversas reflexões sobre os livros “Abissal” de Glória Azevedo e “O amor não acende velas” de Gilson Cavalcante. Em ambos o amor e a sensualidade parecem ser temas centrais, costurados por outros como a morte, a finitude, a ausência. Um tem no título o ‘abissal’, a ausência pelo afundamento, pela profundidade. No outro o ‘amor não acende velas, a canção do corpo ausente’, já traz um tom mais transcendental e místico do Gilson, o etéreo das velas, a ausência do corpo, o etéreo, a morte?

 

O projeto Literatura na Biblioteca tem como objetivo provocar uma reflexão através da aproximação da literatura com intuito em debater uma certa compreensão, possibilidades, semelhanças e diferenças a partir de obras desenvolvidas. Nesta etapa serão abordados livros dos autores Glória Azevedo e Gilson Cavalcante. O bate-papo Literatura na Biblioteca será no dia 24 de novembro, a partir das 19h, nas redes sociais do Sesc Tocantins no Youtube e Facebook.

 

Literatura na Biblioteca

 

Surgiu com o intuito de oferecer programação de literatura no espaço da biblioteca, oportunizando, dessa maneira, ao leitor conhecer e ser sensibilizado para leitura e descoberta de novos títulos e autores, gêneros e textos com estilística diferenciada, que provoque reflexão de temas cotidianos, para além de relações amorosas e conflitos familiares. Em especial, buscando valorizar autores e livros do estado do Tocantins.

 

Gilson Cavalcante

 

É jornalista e poeta, com 10 livros de poesia publicados, dos quais três foram premiados. Cursou jornalismo na Universidade Federal de Goiás e mudou-se para o Tocantins antes do Estado ser criado, hoje é aposentado e vive no distrito eco turístico de Taquaruçu, em Palmas. Em 2021 decidiu colocar no mercado editorial duas obras poéticas ‘’O amor não Acende Velas’’ e “A Arte de Desmantelar Calendários”, ambas lançadas e ainda em processo de lançamento em Goiás e no interior do Tocantins. A Arte de Desmantelar Calendários foi contemplado pela Lei Aldir Blanc. Pela mesma Lei, o poeta vai lançar um EP com seis músicas de sua autoria, no mês de novembro.

 

Glória Azevedo

 

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba e Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília. Cursa Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura em Araguaína pela UFT. É Professora de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Tocantins, no Curso de Letras/Porto Nacional. Possui publicações de artigos acadêmicos sobre literatura de temática lésbica, análise de personagens femininas, estudos de gênero e literaturas periféricas. É também escritora e assina suas publicações literárias como Glória Azevedo.  Atualmente, tem dois livros publicados. O livro de contos Oficina do vagaroso tempo (2018) e o livro de poesia Abissal (2020).

 

Tácio Pimenta

 

Tem 34 anos, é baiano de Eunápolis e mora em Palmas há 17 anos. É jornalista, redator publicitário e realizador cultural, tendo atuado em diversas frentes, seja no setor audiovisual, produzindo curtas e documentários, como mediador em cinema no Sesc Tocantins e também como editor de publicações alternativas de jornalismo cultural e poesia, dentre outros projetos. Recentemente foi selecionado e contará com poesias publicadas no projeto editorial "Antologia Tocantina 2021 - José Gomes Sobrinho", que avaliou e compilou obras poéticas produzidas em todo o Estado.

 

Sobre o Sesc

 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada sem fins lucrativos administrada pela Fecomércio Tocantins, que é ligada a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por meio do acesso à cultura, educação, saúde, esporte, lazer e assistência, são oferecidos serviços e ações que melhoram a qualidade de vida dos brasileiros através de suas mais de 580 unidades por todo o país.

 

Serviço

Cultura – Literatura na Biblioteca

Ação: Bate papo literário com Glória Azevedo e Gilson Cavalcante

Tema: ‘’Memórias da carne: o amor, a finitude e a poesia’’.

Data: 24 de novembro

Horário: 19h

Local: Youtube (SESCTO) e Facebook www.facebook.com/sescto

Participação: gratuita

Informações: (63) 3212-9948 ou pelo email: literatura@sescto.com.br

Comentários (0)