Lançada a programação do 1º Festival Gastronômico e Cultural de Dianópolis

Entre as atrações estão o projeto AmazoniCantoria e as chefes de cozinha Mônica Rangel e Ruth Almeida

Chef Mônica Rangel
Descrição: Chef Mônica Rangel Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Dianópolis anunciou a programação oficial do I Festival Gastronômico e Cultural da Terra das Dianas.  O evento que será realizado em parceria com o Sebrae, vai acontecer de 29 de Novembro a 01 de Dezembro, na Praça da Capelinha, com Shows, apresentação cultural, oficinas gastronômicas e cozinha show.

 

De acordo com a organização, o I Festival Gastronômico e Cultural da Terra das Dianas, terá abertura oficial na sexta-feira, dia 29 de Novembro, com apresentação cultural, cozinha show e oficina gastronômica gratuita com os chefes nacionais e embaixadores da gastronomia, Roberto Neves, Ruth Almeida e Osmane José (Chef do Restaurante Agenda 21, localizado no Rio Azuis em Aurora/TO), além da chef Mônica Rangel, proprietária do Restaurante Gosto com Gosto em Visconde de Mauá, presidente do Movimento Brasil a Mesa e jurada do Cozinheiros em Ação do GNT. Na sexta-feira o Festival terá show com a Banda Pedra de Fogo.

 

No sábado, dia 30 o público vai prestigiar a Cozinha Show com a chef e embaixadora da gastronomia tocantinense, Ruth Almeida, que vai trazer a gastronomia quilombola, apresentando os pratos típicos do quilombo da comunidade do Lajeado, na região do Descoberto, na zona rural de Dianópolis, com participação especial de Dona Camila, matriarca da comunidade. “Todos os dias teremos as oficinas que serão gratuitas, porém limitadas. No sábado estamos trabalhando toda gastronomia local com os pratos quilombola, com a participação da Dona Camila, que será a responsável por apresentar a gastronomia da comunidade”, destacou a chefe Ruth Almeida.

 

Ainda no sábado, o público vai prestigiar apresentação de sussia com os moradores da comunidade quilombola do Lajeado. O Festival vai contar com estrutura de 20 estandes, com espaço para gastronomia, artesanato local e mostra cultural.

 

Na noite de sábado, o espetáculo musical fica por conta do projeto AmazoniCantoria, composto pelos músicos tocantinenses, Juraíldes da Cruz, Genésio Tocantins, Lucimar, Braguinha Barroso e Dorivã, trazendo a música regional com o objetivo de fortalecer a identidade cultural do estado com repertório composto por canções já consagradas no cancioneiro popular tocantinense.

 

No domingo, o público prestigia novamente a “Cozinha Show” com participação dos chefes, apresentações culturais, exposição de artesanatos e show com a cantora, Nacha Moretto, trazendo o melhor da música latina, com sucessos como “Cio da Terra” (Milton Nascimento), e clássicos do cancioneiro latino como “Boquita de Cereza” (folclore Boliviano), além de composições autorais, a exemplo de “Canción a Nicarágua” (Jorge Menares).

Comentários (0)