Lar de Savanna recebe novo espaço para ampliar a capacidade de atendimento

O local concedido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, é um terreno com edificação, onde funcionava a antiga Farmácia Alternativa.

O terreno fica no Loteamento Martins Jorge e possui 1.344 m²
Descrição: O terreno fica no Loteamento Martins Jorge e possui 1.344 m² Crédito: Marcos Filho Sandes/Ascom

O Lar de Savanna está recebendo um novo espaço para ampliar a capacidade de acolhimento. Em atividade há um ano e meio, a casa é um ponto de apoio para mulheres com câncer que procuram Araguaína para realizar o tratamento contra a doença. O local concedido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, é um terreno com edificação, onde funcionava a antiga Farmácia Alternativa, situada na Rua W, no Loteamento Martins Jorge.

 

De acordo com idealizadora do projeto, Fátima Duarte, 62 anos, a nova casa vai triplicar a capacidade de acomodamento, de 10 para até 30 mulheres por vez. “Vamos passar de 5 para 8 quartos, que podem receber até quatro camas. Serão 4 banheiros e 1 lavabo. Já consegui arrumar o telhado, agora estamos correndo atrás de doações para arrumar os cômodos e mobiliar a casa”, relatou.

 

Para contribuir com doações para equipar as novas instalações, o Lar de Savanna recebe doações pela conta corrente do Banco do Brasil nº 93009-1, agência 638/6. Para mais informações, os doadores podem ligar para os telefones: 99202-4744 (Fátima) e 98138-0098 (Danilo Leite).

 

O terreno de 1.344 m² possibilitará ainda inclusão de oficinas e atividades recreativas para as mulheres em tratamento, um dos objetivos traçados por Fátima desde o início do projeto, em julho de 2017. “Teremos uma oficina, com máquinas de costura e outros aparelhos. Além de um espaço de cultura e dança. É importante ocupar a mente, senão só se pensa na doença o tempo todo”.

 

Do luto à luta

 

A professora Fátima Duarte, 62 anos, transformou em amor e luta o sofrimento e luto pela perda da filha Savanna. Durante os nove meses de tratamento, a filha observava a dificuldade das pessoas carentes que iam ao centro oncológico e aguardavam nas calçadas pelo atendimento. Dizia à mãe que ajudaria aqueles necessitados quando seu tratamento terminasse. Um ano após o falecimento da filha, aos 35 anos, a casa foi inaugurada, em 7 de julho de 2017.

 

A casa atual é localizada no Setor Brasil de Araguaína e conta com cinco quartos, sala de visitas, cozinha com fogão industrial, banheiros, dispensa e varanda. O espaço também gera empregos, são seguranças, cozinheiras, porteiro e auxiliar de serviços gerais. Acomodando até 10 pacientes por vez, com cinco alimentações diárias.

 

Neste ano, a casa acolheu 65 mulheres de vários municípios da região, vindas do Pará, Maranhão e da região do Bico do Papagaio. Elas vêm fazer a quimioterapia oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Araguaína. Fátima espera que o serviço de radioterapia também seja disponibilizado em 2019. Os encaminhamentos para receber o apoio da casa são realizados por meio do Hospital Regional.

Comentários (0)