Laticínio é multado por usar reagente vencido na produção dos alimentos

No laticínio Leite Bem Bom foi apreendido 121 quilos de queijo e 524 litros de leite. A operação resultou na aplicação de quatro termos de apreensão e quatro autos de infração.

Uma operação realizada em Miracema do Tocantins pelo Ministério Público do Estado (MPE), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) do Consumidor, em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, nesta quarta-feira, 9, acarretou na apreensão de 156 quilos de queijo e 531 litros de leite, que foram descartados no aterro sanitário da cidade por não obedecerem os critérios de fabricação e rotulagem estabelecidos pela Adapec. Parte dos produtos ainda apresentava data de fabricação fraudada.

 

Um laticínio, quatro supermercados e três panificadoras foram fiscalizados na operação, que resultou na aplicação de quatro termos de apreensão e quatro autos de infração, além de uma penalidade de multa.

 

A operação teve origem em uma denúncia contra o laticínio Leite Bem Bom, onde foi apreendido o maior volume de mercadorias (121 quilos de queijo e 524 litros de leite) e constatada a irregularidade do uso de reagente vencido na produção dos alimentos. Pelas irregularidades, o estabelecimento foi multado em R$ 5 mil.

 

Também foram autuadas na operação as panificadoras Pão Francês, Pão Dourado e Pão Quente, onde foram apreendidas mercadorias em menor volume.

 

(Flávio Herculano/ MPE)

 

 

Comentários (0)