Laudo mostra que Sucuri morreu de pneumonia e pela idade avançada

Segundo material distribuído pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Palmas, Sucuri do Parque Cesamar morreu de idade avançada, pneumonia entre outras causas

Foi expedido nesta segunda-feira, 1° de julho, o laudo sobre as causas da morte da Cobra Sucuri, encontrada no Parque Cesamar na última quarta-feira, 25. O laudo foi expedido pelo Projeto Aratama e apontou como prováveis causas do óbito  uma série de sintomas que indicam a presença de doenças crônicas, como pneumonia. Também foram encontrados pontos brancos no fígado, além do estado nutricional da carcaça irregular e a idade avançada.

 

Estas características, segundo o laudo, foram determinadas pelo tamanho, e detalhes como a adesão da pele ao osso e músculos, rigidez do pericárdio, dentre outros. Os fatores somados contribuíram para a morte do animal, sendo assim descartada a hipótese de intervenção humana.

 

Segundo o laudo, ainda é necessário observar que as patologias encontradas no cadáver da Cobra Sucuri foram em nível microscópico, sendo que a necropsia foi realizada um dia após o óbito e que o exemplar foi conservado em gelo.

 

O Projeto Aratama fica no município de Presidente Kennedy, Fazenda Água Fria e tem como objetivo devolver à natureza a maioria dos animais vítimas de atropelamento, maus-tratos, criação ilegal e caça.

 

Com a conclusão da necropsia, o material genético da sucuri ficará à disposição do projeto e os restos mortais serão encaminhados à Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Araguaína.

Comentários (0)