Livro "Histórias da História de Gurupi" será lançado na quarta

O escritor e jornalista tocantinense Zacarias Martins, lançará o seu livro Histórias da História de Gurupi (Ed. Veloso), e tomará posse, como Acadêmico Honorário Correspondente da ATL...

Jornalista Zacarias Martins
Descrição: Jornalista Zacarias Martins Crédito: Ascom/Seduc

Na próxima quarta-feira (05/06) a Academia Taguatinguense de Letras (ATL), no Distrito Federal, realiza Sessão Solene para comemorar os 27 anos de fundação da instituição e os 55 anos de Taguatinga. O evento acontece às 19h, no Auditório dos Pioneiros, localizado no prédio da Administração Regional daquela cidade.

 

Na oportunidade, o escritor e jornalista tocantinense Zacarias Martins, lançará o seu livro Histórias da História de Gurupi (Ed. Veloso), e tomará posse, como Acadêmico Honorário Correspondente da ATL, representando o Estado do Tocantins.

 

De acordo com Zacarias Martins o recebimento dessa homenagem, além de honrosa, reflete a visibilidade conquistada da literatura tocantinense pelo Brasil afora e que, segundo o autor, se consolida cada vez mais. “Isso comprova que hoje, no Tocantins, existe uma produção literária rica em criatividade e em constante ebulição. Podemos dizer que a literatura tocantinense já tem identidade própria e conseguiu seu reconhecimento nacional”, afirma Martins.

 

SOBRE O AUTOR
 

 Literato atuante, Zacarias Martins integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins (1989-1990). Em 1989 também participou da fundação da Academia Tocantinense de Letras, onde ocupa a Cadeira de 21. Na Associação de Artes de Gurupi, exerceu vários cargos na diretoria. Também integrou o primeiro colegiado do Conselho Municipal de Cultura de Gurupi, sendo o eleito seu primeiro presidente (1999-2000). Ajudou a fundar a Academia Gurupiense de Letras, da qual é Secretário-Executivo e ocupa a cadeira de nº 12. É autor de seis livros publicados. Também produziu um documentário e tem trabalhos publicados em dezenas de antologias literárias pelo Brasil afora.

 

SOBRE A OBRA
 

Doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ, o professor Haron Gamal destaca que Zacarias tem uma escrita bem-humorada e sabe tratar com leveza os assuntos pelos quais se aventura. “Apesar da tendência ao hilário, o livro é sério. Todo cidadão consciente, que domina o idioma, deveria seguir o exemplo de Zacarias e fazer uma leitura crítica de sua cidade”, assevera, Haron.

 

Por sua vez, a professora Wellitania Oliveira, do Departamento de Letras do Centro Universitário Unirg, observa que a obra  de Zacarias Martins é um conjunto de reflexões que acentua profunda admiração de seu autor pelo universo artístico-cultural, sem comprometer seu aspecto crítico em relação a sua função jornalística. Evidencia “os dramas humanos e as relações político-sociais, focalizando as experiências vivenciadas pelo autor”, finalizou Wellitania..

 

Comentários (0)