Lixo jogado nas ruas prejudica rede de drenagem no período chuvoso

Segundo levantamento parcial da Seisp, de janeiro a agosto deste ano, foram realizadas 180 limpezas de bocas de lobo

Crédito: Divulgação/Seisp

Com a aproximação das chuvas mais intensas, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), dá continuidade aos atendimentos de limpeza e desobstrução de bocas de lobo. Esse serviço é realizado para melhorar o escoamento de águas pluviais na rede de drenagem. No entanto, o escoamento está sendo prejudicado com o entupimento dessas estruturas em razão de lixo jogado nas ruas.

 

Segundo levantamento parcial da Seisp, de janeiro a agosto deste ano, foram realizadas 180 limpezas de bocas de lobo. Um dos últimos atendimentos, no início de outubro, ainda não contabilizado, aconteceu na Arno 33 (307 Norte). Lá foi encontrada grande quantidade de resíduos, que deveriam ser descartados junto ao lixo doméstico recolhido pela coleta urbana.

 

Para evitar problemas causados por entupimento destas estruturas, o morador que notar obstrução ou quebra da tampa de uma boca de lobo pode solicitar à Seisp limpeza ou manutenção pelo contato (63) 3212-7404 das 13 às 19 horas.

 

Pontos já atendidos

 

Algumas dos locais onde este trabalho foi realizado em 2020 foram as avenidas NS-02, JK, LO-12, NS-05, quadras Arso 32 (305 Sul), Arse 132 (1306 Sul), Arno 71 (603 Norte) e Arno 44 (409 Norte) e os setores Santa Fé, no Jardim Aureny II, III e IV.

 

Colabore e previna entupimento

 

Acondicionar o lixo doméstico e folhagens secas em sacos bem fechados e depositá-los em lixeiras ou contêineres longe de animais são atitudes importantes para evitar entupimento dos pontos de escoamento de águas pluviais.

 

Outra recomendação é estacionar veículos e trafegar longe da entrada de tampas de boca de lobo para evitar a quebra da grelha, que evita a entrada de objetos grandes na rede de drenagem. Ainda de acordo com o levantamento de janeiro a agosto deste ano, 180 reposições de grelha foram realizadas em 2020 em razão de excesso de peso ou outros danos externos a estas estruturas.

 

Essas recomendações, segundo a Superintendência de Obras Viárias da Seisp, valem para toda a cidade, especialmente, em razão da ampliação das redes de drenagem pluvial na Capital graças a dezenas de canteiros de obra em andamento na cidade.

Comentários (0)