Maiores empresas operadoras de Turismo Sustentável do Brasil visitam Palmas

A vinda do grupo foi articulada pela empresa Tekoá Brasil, onde pretende que as empresas visitantes comecem a operar no Tocantins.

Indígenas mostrarão o dia a dia da aldeia para empresários do ramo do turismo
Descrição: Indígenas mostrarão o dia a dia da aldeia para empresários do ramo do turismo Crédito: Tharso Lopes

Com o foco em projetar o Tocantins como destino turístico no Brasil e exterior, incentivar que as viagens ao Estado durem mais tempo e que os turistas visitem novos locais, sendo a Capital a porta de entrada para muitos destes roteiros, a cidade recebe até este domingo, 15, seis representantes das maiores empresas operadoras de turismo sustentável do Brasil. A visita iniciou na última quarta-feira, 11.

 

A vinda do grupo foi articulada pela empresa Tekoá Brasil, onde pretende que as empresas visitantes comecem a operar no Tocantins. As empresas em questão são a Freway Viagens, Ambiental Turismo, Adventure Club, Ecomark, além da presença do representante da União Internacional para Conservação da Natureza (UCN), Marcio Dionísio, como convidado especial.

 

O grupo foi recepcionado no Distrito de Taquaruçu pela turismóloga e especialista em patrimônio Simone Moura e pelos integrantes do Canto das Artes.   “Esta operação tem um destino específico, que é o roteiro étnico a reserva indígena Krahô, montado pela empresa Tekoá  Brasil e  sendo guiada pelo indigenista Fernando Schiavini, um dos mais renomados indigenistas do país e  idealizador da vivencia  étnica em reserva indígena”, explicou a turismóloga. 

 

“Este famtour teve um processo de planejamento de um ano e meio, para montarmos este destino turístico na reserva indígena. Nosso objetivo é projetar este destino no Brasil e exterior, além de incentivar que as viagens durem mais tempo e para novos destinos. Eu acredito que com o apoio da mídia despontaremos e teremos mais exposição na mídia internacional”, disse Simone.

 

Ela ainda reforça que logo ao chegar ao Tocantins, os empresários foram recepcionados por um grupo de adolescentes do Canto das Artes, que já possuem noções de turismo. “Todos foram muito bem acolhidos  e  recebidos na Fazenda Ecológica, em Taquaruçu, seguindo a noite do dia 11,  tiveram uma imersão ao roteiro da vivencia ancestral”, destacou a turismóloga.

 

Para o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Eudes Assis, a Capital, assim, como todo o Tocantins, tem vocação para o turismo sustentável e ecoturismo. “Nossa cidade é rodeada por serras, com grandes reservas hídricas, e estamos trabalhando o nosso principal cartão postal da cidade, que é Taquaruçu, com o projeto do polo turístico desenvolvido em parceria com o Sebrae. Apoiamos e incentivamos esse tipo de iniciativa”, enfatizou o gestor. 

 

Proposta

 

O Mergulho na Realidade Ancestral contará com o acompanhamento do ritual Pemp’kahàc, momento que marca a passagem da infância para a adolescência.  Durante a festa, que dura três dias, as crianças permaneceram durante um período isoladas, aprendendo os rituais da tribo. Elas são apresentadas à aldeia e, ao final, emplumadas e enfeitadas, para participarem do “grande final”, que certamente ficará marcado em suas memórias e também de quem assiste o ritual pela primeira vez.

 

As festas indígenas estão baseadas em um “mito”, que é representado pelos “personagens” da história, como em um enredo teatral.

 

Durante a imersão na realidade e ancestralidade tribal, os empresários acamparão no quintal da aldeia ou em uma oca. Eles também transitarão livremente pela aldeia, participarão das festas e rituais, conhecerão os afazeres da oca, também visitarão uma roça, tomarão banho de rio, passearão de canoa e vivenciarão toda a rotina dos indígenas e sua relação com natureza e os elementos. A imersão proporcionará a experiência do contato com as autenticas raízes da humanidade.

Comentários (0)