Mais de 350 atletas participam do primeiro dia da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo

Estão presentes nesta edição e pela primeira vez no Tocantins, vários atletas de elite, entre eles a bicampeã do torneio, Karine Frota

Nesta sexta foi realizada prova de contrarrelógio individual para toda categoria
Descrição: Nesta sexta foi realizada prova de contrarrelógio individual para toda categoria Crédito: Divulgação

O primeiro dia da 41ª edição da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada, que está sendo realizada em Palmas, começou com a prova de contrarrelógio individual para todas as categorias, na tarde desta sexta-feira, 17, com participação de mais de 350 atletas dos 16 estados que compõem a região Norte e Nordeste do País.

 

O diretor técnico da Confederação Brasileira de Ciclismo, Marco Antônio Barbosa, destaca que se trata de uma prova de tomada de tempo em que a cada minuto um atleta participa e seu tempo é computado. Ressalta ainda que são 11 categorias no total, competindo cada um dentro de sua modalidade, e quem fizer o melhor tempo será o campeão.

 

Estão presentes nesta edição e pela primeira vez no Tocantins, vários atletas de elite, entre eles a bicampeã do torneio, Karine Frota, vencedora da prova em 2016 e 2017. A atleta faz parte da equipe Evoprotin, do estado do Piauí.

 

“Sei que será uma prova difícil, com muito sofrimento, mas quero dar o meu melhor e me divertir fazendo o que mais gosto, o clima é quente, mas é muito parecido com o nosso, se vier títulos serão consequências”, disse Karine Frota.

 

Já Victor Fernandes, atleta do estado do Sergipe, conquistou o segundo lugar na prova contrarrelógio de 2017. Ele declarou que começou no ciclismo em 2010, com uma bicicleta emprestada. De lá para cá, com 8 anos de história, conquistou o terceiro lugar no campeonato brasileiro em 2016 e foi campeão na categoria Júnior, também no brasileiro. 

 

“Quero melhorar meu tempo nessa prova individual, e espero que isso aconteça mesmo porque já estou familiarizado com esse calor que se parece muito com meu estado”, disse Victor Fernandes.

 

O Tocantins também está representado nos três dias e comemoram a primeira edição da prova no Estado. A atleta Ana Beatriz que pedala há oito anos ressaltou que todos os atletas estão felizes e focados e pretendem trazer além de medalhas a tradição do ciclismo para o Tocantins. “É a segunda vez que participo da prova, é meu último ano na categoria Júnior e espero fechar com chave de ouro”, disse.

 

Os vencedores da prova desta sexta serão premiados no sábado, 18. O campeonato segue até domingo, com as provas de resistência e de circuito. A prova de resistência conta com um percurso mais longo e exigente, enquanto no domingo, os atletas disputam a prova com as mesmas características da prova de resistência, porém mais curta e mais rápida, com uma hora de prova.

 

A Copa Norte Nordeste é um evento da confederação criado para agregar o Norte e Nordeste do País, e é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC), com apoio da Prefeitura Municipal de Palmas, SESI e SESC.

 

Programação

 

18/08 (Sábado)

08h – Prova de resistência

13h – Premiação (CRI e Resistência)

 

19/08 (Domingo)

08h – Prova de Circuito

12h – Premiação da prova de circuito e geral

12h30 – Encerramento

Comentários (0)