Mais de 50 árvores danificadas foram recolhidas em avenidas, ruas e canteiros

Árvores foram arrancadas pelos fortes ventos
Descrição: Árvores foram arrancadas pelos fortes ventos Crédito: Secom Palmas

Equipes da prefeitura de Palmas recolheram 53 árvores danificadas após a forte e rápida chuva do último dia 4, quando ventos de até 65 km/h foram registrados na Capital. As árvores - de pequeno, médio e grande porte - estavam em avenidas, ruas e canteiros e precisaram ser retiradas para execução de plano emergencial de reorganização de vias públicas.  Foram necessárias 111 viagens de caminhão para retirada de todas as árvores – algumas com raiz exposta ou com o tronco quebrado, além de outras que estavam na iminência de queda.

 

Segundo o diretor de Parques e Jardins, Eduardo Pelaez Risuenho, as galhadas e galhos finos recolhidos passarão por trituração para serem transformados em matéria orgânica usada como base para substrato de adubação de flores e plantas ornamentais de jardins de praças e áreas públicas de Capital. “Estamos agora preparando as covas nos lugares onde foram retiradas as 53 árvores para plantio de mudas de árvores nativas adequadas ao Plano Municipal de Arborização”, lembrou.

 

Ainda de acordo com o diretor, os troncos maiores serão transformados em bancos, bolachas para delimitação de grama, tutor de mudas e cochos de flores.

 

Mobilização imediata

O recolhimento começou logo após a chuva da última quarta-feira, 4, e, em razão da quantidade e dimensão das árvores, continuou nos dias seguintes até o último sábado, 7, incluindo o feriado da quinta-feira, 5, quando as equipes municipais foram mobilizadas para garantir celeridade na conclusão dos trabalhos.

 

Para retirada de todas as toras e galhadas que haviam quebrado durante a chuva, além das 84 viagens realizadas pelos caminhões da equipe de Parques e Jardins da Seisp, a Valor Ambiental, empresa terceirizada que presta serviços na área de coleta de resíduos, realizou outras 27 viagens para auxiliar na desobstrução de vias públicas e canteiros.

Comentários (0)