Mais de 530 postes de energia já foram trocados este ano após colisões em Palmas

Na noite de ontem, 15, foram registradas duas colisões em postes de energia elétrica afetando mais de 6 mil consumidores em Palmas; o condutor é responsável pelos custos da substituição

Mais um poste foi derrubado em acidente na noite de ontem
Descrição: Mais um poste foi derrubado em acidente na noite de ontem Crédito: Divulgação

De acordo com dados da Energisa, somente neste ano, até o mês de julho, a concessionária já substituiu 531 postes em função de danos causados por acidentes de trânsito. A colisão em postes, além de comprometer a segurança da vítima do acidente, também coloca em risco a população da região afetada e compromete o fornecimento de energia, podendo deixar quadras inteiras sem energia. Na noite desta terça-feira, 15, seis quadras da Capital ficaram sem energia elétrica após um carro bater em um poste com transformador.

 

A colisão em postes é um problema que acontece tanto na área urbana quanto na área rural. As principais causas de colisões em postes são a imprudência de motoristas, com o excesso de velocidade e utilização de celular enquanto dirigem. Na noite de ontem, 15, dois postes foram atingidos em Palmas. Um deles, por volta das 22h55, quando um carro colidiu num poste com transformador em frente a um posto de gasolina, localizado na quadra 806 Sul e acabou atingindo a transmissão de energia elétrica nas quadras 604, 606, 704, 706, 804 e 806 Sul, deixando mais de seis mil pessoas completamente no escuro. A outra ocorrência, em menor proporção, foi registrada na Praça dos Girassóis, que acabou deixando parte da praça no escuro.

 

Custos

O custo médio de substituição de postes é de R$ 3 mil e deve pago pelo condutor responsável pela colisão com o poste de energia elétrica. Quando um transformador é afetado no acidente envolvendo poste, esse custo pode ultrapassar os R$ 10 mil. O custo de substituição não se resume somente aos postes derrubados, pois depois de trocar o poste é necessário que seja feita uma inspeção no trecho afetado com o intuito de verificar a existência de alguma anomalia na rede consequente da colisão. Caso existam mais estruturas condenadas pela colisão, o custo pode se elevar bastante.

 

Segurança

A Energisa orienta que, caso haja cabo rompido devido a colisão, a vítima deste tipo de acidente deve permanecer dentro do veículo e pedir ajuda, comunicando o Corpo de Bombeiros e a Energisa pelo 0800 721 3330. Para quem presencia o acidente, a orientação é mesma, entrar em contato com a distribuidora e jamais encostar nos cabos de energia. Chegando ao local, a Energisa irá isolar a área de risco e adotar as medidas de segurança necessárias.

Comentários (0)