Mais de 673 mil passageiros passaram pelo Aeroporto de Palmas em 2018, diz Infraero

O volume de aeronaves no terminal tocantinense também cresceu: 12.914 contra as 12.613 contabilizadas em 2017, alta de 2,5%

Aeroporto tem capacidade para até 2,1 milhões de passageiros por ano
Descrição: Aeroporto tem capacidade para até 2,1 milhões de passageiros por ano Crédito: Divulgação/Infraero

O Aeroporto de Palmas/Brigadeiro Lysias Rodrigues encerrou 2018 com alta de 3% na movimentação de passageiros na comparação com o ano anterior. Foram 673.708 viajantes embarcados e desembarcados ante os 654.397 registrados em 2017. O volume de aeronaves no terminal tocantinense também cresceu: 12.914 contra as 12.613 contabilizadas em 2017, alta de 2,5%.

 

Para o superintendente do aeroporto, Juliano de Castro Duarte, a alta no número de viajantes está ligada a fatores como a localização do terminal, na região mais central do Brasil, e o grande potencial turístico do Tocantins, em conjunto com a divulgação de suas belezas naturais.

 

O gestor lembra ainda que, desde o fim de 2018, passageiros que utilizam o aeroporto contam com mais conforto e comodidade. “Entregamos, em novembro, a ampliação da sala de embarque do terminal. A nova área é 78,55 m² maior do que a anterior, o que representa um ganho de 42,75% em tamanho”, acrescentou. Além de mais espaço, os viajantes têm 40 novos assentos e seis totens de tomadas à sua disposição.

 

Atualmente, as quatro maiores companhias aéreas brasileiras oferecem voos diários ligando Palmas a São Paulo, Brasília, Goiânia, Campinas, Rio de Janeiro, Araguaína, Guarulhos e Ribeirão Preto.

 

Localizado a 23 km do centro de Palmas, o terminal tem capacidade para até 2,1 milhões de passageiros por ano. Os viajantes que passam pelo aeroporto encontram 16 balcões de check-in, praça de alimentação, lojas de conveniência e de vendas de passagens, espaço cultural, caixas eletrônicos, serviço de táxi 24h e ônibus coletivo durante os horários de transporte da cidade. O terminal dispõe, ainda, de 257 vagas de estacionamento de veículos.

 

O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues também é acessível a todos. Para o embarque e desembarque de passageiros nas aeronaves, o terminal conta com o Sistema ELO, uma solução de acessibilidade, especialmente para aqueles com deficiência ou com mobilidade reduzida. A estrutura é integrada por conectores que interligam, ao nível do solo, as salas de embarque e desembarque às aeronaves, possibilitando que as pessoas transitem por esse trajeto com segurança. Ao final de cada passarela há uma escada e um elevador. O aeroporto foi o primeiro terminal no Brasil a contar com a ferramenta.

Comentários (0)