Manifestação contra morte de jovem em hipermercado acontece em unidade de Palmas

O Coletivo Enegrecer, que conta com o apoio de movimentos estudantis e sociais, marcou para o início da noite desta terça-feira, 19, ato na porta do hipermercado

O Coletivo Enegrecer, que conta com o apoio de movimentos estudantis e sociais, marcou para o início da noite desta terça-feira, 19, ato na entrada do hipermercado Extra, em Palmas, em repúdio a morte do jovem Pedro Henrique Gonzaga, que ocorreu no último dia 14.

 

. “A ideia é uma manifestação mais ampla possível, com o apoio e a participação de toda a sociedade” afirma Cristian Ribas, membro da coordenação nacional do Coletivo Enegrecer. O protesto está marcado para começar às 19h.

 

Ribas afirma que o ato consistirá em uma intervenção silenciosa. “Não haverá carros de som, mas buscaremos trazer elementos que representam e comunicam a violência e o extermínio contra a juventude negra” continua.

 

Entenda

 

Pedro Henrique Gonzaga, jovem negro de 19 anos, morreu no dia 14 de fevereiro após ser asfixiado, na frente da própria mãe, por um dos seguranças do supermercado Extra, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.  Ele foi liberado pela polícia após prestar depoimento e pagar fiança de R$ 10 mil.

 

Desde então, várias manifestações ocorreram pelo país em unidades do hipermercado. “Entendemos a conduta do segurança está inserida num contexto maior, o contexto do racismo institucional, da naturalização e banalização da morte de jovens negros, de uma sociedade em que as pessoas e as instituições colocam a propriedade privada como um valor de maior importância que a vida, sobretudo quando se trata de uma vida negra” ressalta Cristian.

 

Em nota divulgada a imprensa, o Extra lamentou o episódio e informou que os seguranças envolvidos na ocorrência foram afastados. A empresa afirma, ainda, que instaurou sindicância interna para acompanhar as investigações.

Comentários (0)