Manifestantes criam uma comissão de segurança; prefeitura fecha após às 14 horas

Em reunião na Universidade Federal do Tocantins, grupo de manifestantes definiram pautas, percurso e confeccionaram cartazes para protesto de quinta-feira

Os manifestantes que organizam o protesto contra aumento das passagens do transporte coletivo se reuniram nesta terça-feira, 18, no hall da biblioteca da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Assembleia Geral, para definir pautas, definir o percurso da caminhada e confeccionar cartazes.

Protesto contra ao monopólio das empresas de transporte público do Tocantins, que está marcado para quinta-feira, 20, terá como comissão de frente uma equipe composta por 100 estudantes que cuidará da segurança do movimento, para evitar que haja transtornos e ações exaltadas durante o percurso.

 O percurso definido não foi modificado, o ponto de encontro será na Praça dos Girassóis, em frente à Galeria Bela Palma, seguirá por em torno da praça em direção à Prefeitura, na JK.

Dentre as pautas definidas, listam reinvindicações como passe livre estudantil, aumento da frota de ônibus públicos, melhorias aos pontos de coletivos, e números de passes ilimitados para estudantes, inclusive durante as férias.

Segundo o Diretor de Imprensa e Divulgação do Diretório Central dos Estudantes (DEC) da UFT, Thiago Cabral, comissão de segurança foi formada para preservar a bandeira levantada durante toda a Assembleia, de cuidar para que o movimento seja pacífico e ser totalmente contra atos exacerbados de grupos revoltosos, “O manifesto está bem organizado, foi pensado para que toda família possa participar e gritar pelos seus direitos. Não temos um líder, teremos na verdade grupos de trabalho, não monopolizamos responsabilidades ”.

Thiago Cabral ainda informou ao T1 Notícias que é esperado para o movimento uma aglomeração de no mínimo 3.500 pessoas nas ruas. No grupo formado em uma rede social, já confirmaram presença mais de 8.000 pessoas.

Orgãos públicos fecham

Seguindo uma orientação do Ministério Público Estadual (MPE), o horário de funcionamento da administração direta e indireta do Poder Executivo municipal, nesta quinta-feira, 20, será das 8 às 14 horas, sem intervalo. Permanecem com os horários normais os serviços essenciais que, por natureza, exijam regime de plantão permanente, como no caso de Saúde e Segurança, bem como as unidades educacionais da rede municipal de ensino, por possuírem calendário escolar próprio.

A orientação foi feita durante reunião realizada nessa terça-feira, 18, a convite do MPE, com o objetivo de orientar o funcionamento dos órgãos públicos municipais em função do manifesto sobre o transporte coletivo em Palmas que ocorrerá nesta quinta-feira, 20.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Trânsito e da Procuradoria Geral do Município.

O Decreto estabelecendo a alteração no horário de funcionamento dos órgãos municipais nesta quinta-feira será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 19.

 

Com informações da Secom/Palmas

 

Comentários (0)