Manifestantes registram BO contra ação da GM: prefeitura diz analisar os fatos

Segundo manifestante, GM agiu com violência e o grupo não chegou nem a reagir. Quatro foram feridos e na Delegacia, assessor da Procuradoria foi liberado sem prestar esclarecimentos...

Quatro integrantes do Ocupa Palmas ficaram feridos
Descrição: Quatro integrantes do Ocupa Palmas ficaram feridos Crédito: Da Web

Manifestantes do Ocupa Palmas registraram Boletim de Ocorrência na 1º Delegacia de Polícia Civil (1º DP) contra a ação da Guarda Metropolitana na noite desta terça-feira, 03, quando o grupo tentava ocupar a praça da 204 Sul, em Palmas.

Segundo relatou o integrante do grupo, Fred Cabral, primeiro chegou um oficial de justiça com o documento que pedia a desocupação da área da Praça do Bosque e um assessor da Procuradoria do Município, João Paulo, e depois, quando o grupo decidiu acatar a decisão e se dirigir para a praça da 204 Sul, a polícia chegou acompanhada do um assessor da Prefeitura, Paulinho da Juventude.

“Quando chegamos aqui [na praça] o Paulinho da Juventude gritou para que o caminhão não parasse. Uma colega foi tentar pegar nossos pertences e a polícia a segurou nos braços e sacudiu e foi arrastando ela do estacionamento para a praça. Nisso outro colega chegou, [Bruno] e começou a dizer que isso? que isso? e o policial [Soares] desceu o cassetete nele. O cassetete quebrou”, contou.

Segundo Fred, o colega, Bruno, levou cinco pontos na cabeça. “O irmão do Bruno, Vitor, também foi agredido na cabeça quando foi tentar proteger ele. Daí começamos a pedir para parar e os policiais começaram a recuar”, disse o manifestante.

Fred afirmou que o grupo em nenhum momento reagiu as agressões dos policiais, mas que os mesmos, na tentativa de evitar que os manifestantes pegassem os pertences, os empurravam. “Foram quatro colegas agredidos pela Guarda Metropolitana. Uma outra colega levou um murro com mão aberta no pescoço”.

De acordo com ele, o assessor e o oficial de justiça foram saindo em meio a confusão dos ocupantes com a polícia. “Levaram nossos pertences e não sabemos para onde. Depois os oito policiais, duas viaturas da GM foram embora e nós chamamos a Polícia Militar. Conversamos e registramos BO na Delegacia, fomos ao IML para fazer exames nos colegas agredidos”, relatou Fred.

Na Delegacia, segundo Fred, “o chefe da Procuradoria do Município, chegou e conversou menos de um minuto com o delegado. Quando saiu, falou para o assessor [da Procuradoria] vamos embora que a gente tá liberado. Esse chefe olhou pra mim e falou é assim que funciona”.

Um vídeo feito pelos manifestantes mostra o início da confusão e das supostas agressões aos integrantes do movimento. Confira no link: http://www.youtube.com/watch?v=Z1U-x7mq7Y8&feature=youtu.be

 

Prefeitura

Por meio de nota a  Prefeitura de Palmas informou que irá analisar o caso dos fatos ocorridos na praça da 204 Sul. Segundo a Prefeitura "diante da insistência dos manifestantes em ocuparem outra área pública, os pertences foram guardados na garagem municipal e estão à disposição para serem retirados".

Confira a nota na íntegra:

NOTA
Assunto: OCUPA PALMAS
Data: 04-09-13 

Por meio de decisão proferida na tarde de terça-feira, 03, a juíza da 4ª Vara de Feitos das Fazendas e Registros Públicos, Flávia Afini Bovo, ratificou liminar anteriormente deferida, determinando a retirada dos integrantes do movimento Ocupa Palmas da área do Bosque dos Pioneiros, ocupada pelos mesmos desde que foram retirados da Praça dos Girassóis.

Na liminar, a juíza reitera que todos os lugares ocupados pelos integrantes do Ocupa Palmas são públicos e de grande movimentação. “... são  lugares intensamente frequentados pela população palmense, e de intenso tráfego de veículos, circunstância que potencializam a ilação da ocorrência de desentendimentos e possíveis confrontos. Não bastasse isso, configura hipótese de uso de bem público com prejuízo à coletividade, devendo prevalecer o interesse público sobre o individual, ainda que exercido coletivamente por uma pequena parcela de munícipes.“

Assim, a juíza determinou a desocupação da área do Bosque dos Pioneiros e em caso de resistência ou não cumprimento da medida, fixou multa pessoal para cada descumpridor no valor de R$ 150,00 ao dia. A juíza ainda requisitou força policial, caso seja necessário, para a realização da desocupação.

Conforme a ordem judicial, a Prefeitura de Palmas disponibilizou um caminhão para que os pertences dos integrantes do movimento Ocupa Palmas fossem retirados do Bosque dos Pioneiros. Diante da insistência dos manifestantes em ocuparem outra área pública, os pertences foram guardados na garagem municipal e estão à disposição para serem retirados.

Quanto aos fatos ocorridos na Praça da 204 Sul, a Prefeitura irá analisar o caso.

 

Leia também:

Grupo atende ordem judicial e acusa Guarda de agressão durante ocupação na 21

Comentários (0)