Marido da ex-prefeita de Lajeado é preso por supostos crimes contra a administração

A prisão de Glauber Carvalho foi decretada ontem, às 17h51, pelo Juízo da 1ª Escrivania Criminal de Tocantínia; a defesa dele já entrou com pedido de Habeas Corpus.

O marido da ex-prefeita de Lajeado, Márcia da Costa Reis Carvalho, Glauber Carvalho Barbosa, foi preso no final da tarde de ontem, 5, por equipes da Delegacia Interestadual e Captura – Polinter, em Palmas, que deram cumprimento a mandado judicial de prisão preventiva.

 

Em nota enviada ao T1 Notícias na manhã desta quarta-feira, 6, a Secretaria de Segurança Pública informou que Glauber é investigado sobre suposta prática dos crimes contra a administração pública de usurpação de função pública e de tráfico de influência, “que não se confundem com atos de improbidade administrativa, em que a ação visando a responsabilização dos agentes tem natureza civil”.

 

A prisão de Glauber Carvalho foi decretada ontem, às 17h51, pelo Juízo da 1ª Escrivania Criminal de Tocantínia. Glauber seria réu em vários processos envolvendo ainda outros ex-servidores da prefeitura de Lajeado. Na decisão da Justiça que determinou a prisão preventiva de Glauber, o juiz Alan Ide Ribeiro diz que a ex-prefeita também configura como ré no processo. Ainda conforme a Justiça, em todas tentativas de citar ambos, os réus não se encontravam nos endereços informados. “Logo, este magistrado entendeu que o réu se furtava em ser citado, e que pessoas estavam passando informações não condizentes com a realidade a cerca do paradeiro do réu. Considerei então certo que o réu tinha pleno conhecimento da ação criminal em andamento, em razão de sua esposa Márcia já ter sido citada no mesmo processo criminal”. Conforme o juiz, Glauber teria fingido não conhecer o processo burlando a lei processual penal.

 

Para o magistrado, os crimes contra a administração pública, supostamente cometidos contra os réus, “trouxeram reflexos amplos na municipalidade de Lajeado, atingindo toda coletividade, no momento em que ela, mais do que nunca, não entende a dificuldade que o Estado tem em conseguir punir malversadores do dinheiro público, que utilizam de inúmeras chicanas processuais para evitar a sua responsabilização, denotando o sentimento de impunidade que mais do que nunca, o Poder Judiciário é obrigado a enfrentar de frente, utilizando das armas legais, impondo toda sua força e autoridade para inibir condutas desrespeitosa ao ordenamento jurídico”.

 

Habeas Corpus é apresentado pela defesa

 

O marido da ex-prefeito continua preso, entretanto, há um pedido de Habeas Corpus impetrado pelo seu advogado de defesa pedindo a liberação do mesmo datado desta quarta-feira, 6 de junho.

 

Segundo informou o Ministério Público Estadual (MPE), o pedido de prisão preventiva dele foi decretado em 18 de maio. Glauber Carvalho ficou foragido até a concessão de habeas corpus em 23 de maio, concedido pela desembargadora Ângela Prudente.  Entretanto, nesta terça, ele foi preso em razão da decretação de nova ordem de prisão preventiva, datada de 30 de maio, e permanece preso até o momento. 

 

"Ele reponde, juntamente com outras 16 pessoas, pela prática de crimes contra a administração pública durante os dois mandados de sua esposa frente ao Executivo Municipal", informou o MPE. 

Comentários (0)