Médicos que queiram se especializar em Saúde da Família podem procurar a Semus

As inscrições para o programa do governo federal seguem gratuitamente até o dia 1º de fevereiro. Podem se inscrever médicos que não tenham vínculo empregatício com a Atenção Básica.

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) está ofertando 45 vagas para médicos que desejem aderir ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) 2013.


O programa oferece aos médicos interessados especialização em Saúde da Família e bolsa de estudos no valor de R$ 8 mil mensais. A especialização terá duração de 12 meses e prevê atividades práticas desses profissionais nas Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital onde cumprirão obrigatoriamente carga horária de 32 horas semanais. A previsão é que os médicos selecionados comecem a atuar nas Unidades de Saúde da Capital em março deste ano.


Inscrições

Podem se inscrever médicos que não tenham vínculo empregatício com a Atenção Básica. As inscrições estão abertas pela internet. A ficha de inscrição e o edital com mais informações sobre o Provab 2 2013 podem ser acessados pelo endereço eletrônico http://provab2013.saude.gov.br.



Terão prioridade os médicos inscritos que se graduaram, obtiveram certificado de conclusão de curso ou revalidaram diploma em instituição de ensino no Tocantins. O segundo critério de prioridade é data e o horário da adesão, e o terceiro critério, a idade do profissional, segundo o Ministério da Saúde (MS).


Saúde da Família

Para o secretário da Saúde de Palmas, Walter Balestra, os médicos que aderirem ao programa serão um reforço muito bem-vindo às Unidades de Saúde da Capital. "Queremos incentivar a adesão de mais médicos ao Programa Saúde da Família, inclusive estes que jovens profissionais que estão se formando no Estado."


O secretário explica ainda que a carreira de um médico que integra uma equipe Saúde da Família tem um papel social muito importante em uma comunidade, onde esse profissional tem a chance de estabelecer vínculos e trabalhar mais próximo com a comunidade. "O médico passa a conhecer pessoalmente os seus pacientes e a fazer do serviço de saúde um lugar de acolhimento para o paciente", afirma.

Comentários (0)