Médicos realizam exames de prevenção ao câncer: atendimento será gratuito

Neste fim de semana, sábado e domingo, 22 e 23, uma equipe composta por 10 médicos irá realizar em Araguaína, Norte do Estado, exames dermatológicos gratuitamente. O evento será realizado na Praça São Luiz Orione, antiga Praça das Nações.

Exames serão realizados neste fim de senama
Descrição: Exames serão realizados neste fim de senama Crédito: Assessoria

Os moradores de Araguaína, na região Norte do Tocantins, terão a chance de fazer, de graça, exames dermatológicos. Os atendimentos acontecerão neste fim de semana, sábado e domingo, 22 e 23, das 9h às 15 horas, na Praça São Luiz Orione, antiga Praça das Nações. O trabalho será realizado por 10 médicos, equipes de apoio, além de estudantes.

A ação faz parte da campanha de prevenção ao câncer de pele, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, a estimativa é a de que mais de 500 mil casos sejam diagnosticados só este ano no país.

Os exames serão realizados no caminhão do Tour de Prevenção ao Câncer da Pele La Roche Posay, que conta com três consultórios equipados com dermatoscópios, aparelhos que auxiliam na identificação do diagnóstico da doença. Nas visitas do caminhão, médicos voluntários realizam atendimento gratuito à população para diagnóstico e tratamento da doença – que é o tipo de câncer que mais atinge brasileiros, sendo responsável por 25% de todos os tumores malignos do país.

De acordo com o presidente da SBD no Tocantins, José Tarciso da Silva, mais que oferecer atendimentos à população, o objetivo do caminhão é chamar a atenção das pessoas para o câncer de pele. Em Araguaína a meta é atender cerca de 300 pessoas, durante os dois dias. Na edição de 2011 foram realizados 254 procedimentos, com 34 lesões suspeitas.

“Queremos que todos saibam dos riscos que o sol pode causar. O diagnóstico precoce faz toda a diferença. Durante a ação, se for verificada a necessidade, iremos encaminhar o paciente para tratamento na rede pública de saúde”, enfatiza o presidente.

Além de Araguaína o caminhão irá percorrer outras nove cidades brasileiras até o mês de dezembro.

 

(Da Assessoria)

 

Comentários (0)