Merenda escolar é transportada em caminhão de lixo em Lajeado: gestão nega ordem

Em Lajeado, colaborador denunciou que merenda escolar foi transportada de uma escola para outra em um caminhão de lixo. Gestão negou que tenha dado ordens para transporte em referido veículo...

Comida é transportada em caminhão de lixo
Descrição: Comida é transportada em caminhão de lixo Crédito: Colaborador/T1

Um caminhão de lixo foi flagrado transportando merenda escolar e materiais de uso da unidade escolar em Lajeado, distante cerca de 50 km da capital Palmas. Segundo a denúncia de um colaborador ao Portal T1 Notícias, a Prefeitura utilizou o caminhão para fazer o transporte depois que uma escola foi interditada pelo Corpo de Bombeiros devido ao comprometimento da estrutura.

As informações da fonte são de que a Escola São Sebastião de Sales Monteiro foi vistoriada e teve um parecer do Corpo de Bombeiros solicitando à Prefeitura da cidade que fossem tomadas providências imediatas. Segundo ele, a corporação identificou problemas como goteiras em toda a  escola, com risco de desabamento do telhado e exposição da parte elétrica do prédio.

De acordo com a fonte, com mais de um mês que o parecer havia sido emitido e a prefeitura não havia tomado nenhuma providência, os vereadores, uma comissão montada por professores do município e o presidente do Conselho Tutelar da cidade realizaram uma visita ao local e pressionaram a prefeitura para que a mesma tomasse providências.

A prefeitura tomou: "trocou as aulas para outra Escola, nessa substituição ela disponibilizou o caminhão do lixo para transportar as cadeiras merenda e outros materiais,  expondo assim as crianças, jovens e adolescentes que estudam na escola a doenças e bactérias", disse.

 

Prefeitura se posiciona

Questionada sobre o fato, a prefeitura confirmou em nota a utilização do caminhão de lixo. Segundo a nota a pasta da Administração ficou responsável pelo transporte dos materiais para a nova sede da escola, mas antes disso, teria solitado que o caminhão fosse lavado a jato. De acordo com a secretária da pasta Elyneisser Pereira de Araújo, o caminhão deveria transportar apenas as carteiras escolares. Ela disse que recebeu com surpresa as imagens de que comida (melancia) e outros materiais foram transportados no caminhão.

A secretária negou que a merenda escolar tenha sido transportada no referido veículo, mas em dois carros pequenos enviados pela Administração. A secretária se absteve da responsabilidade, afirmando que não partiu da mesma a orientação para transportar outras coisas que não fossem carteiras escolares no caminhão.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO – T1 NOTICIAS

Diante da solicitação via telefone às 15horas e 30 minutos, desta data(31/03/2014) onde trata da matéria sobre o uso do caminhão preto para o transporte de merenda escolar junto a Escola Municipal Sebastiao Sales para o novo prédio provisório Escola Natividade, localizada no setor aeroporto, no Município de Lajeado , estado do Tocantins, esclarecemos que, no dia 18 de Março (Terça- feira), em vista a ausência da Secretária Municipal de Educação, a Senhora Kênia Silva Oliveira, que se encontrava em viagem, participando de um curso de capacitação fora do Estado do Tocantins,  a Secretaria Municipal de Administração, na pessoa da Secretária Elyneisser Araujo, solicitou a presença do Coordenador de Limpeza, Senhor Osvaldo Alves Moreira, para que levasse o caminhão preto ao lava-jato, com fins de dar uma geral no referido veículo, para que, o mesmo fosse usado no auxilio a mudança da referida escola, onde partiu desta Administração a seguinte ordem:

“Que o caminhão fosse ao lava jato para receber cuidados gerais de higiene e limpeza, onde o mesmo deveria estar na escola a partir das 13horas e 30minutos para o transporte das carteiras escolares.”

Tendo como surpresa as fotos divulgadas em paginas de relacionamentos sobre o transporte indevido de melancias, fogões, armários, prateleiras e outros. Causando realmente comentários por parte de algumas pessoas do Município.

Esclareceremos que, a merenda escolar não foi transportada neste caminhão e sim em 02(dois) veículos pequenos (Uno Muller – Placa OLJ 7325 / Strada MWY - 6989) solicitados na mesma data por esta administração às 07 horas da manha.

Ressaltamos que a Prefeitura Municipal de Lajeado-TO, sempre se preocupou com a boa higiene relacionada aos cuidados com a merenda escolar, tendo no quadro da Secretaria Municipal de Educação pessoas qualificadas e responsáveis por se atentarem e procederem de forma legal o transporte da merenda escolar, seja ela, em caminhão ou outro veiculo; não partindo de forma alguma da Prefeitura outra ordem a não ser o transporte das carteiras escolares.

 

 
   

 

Comentários (0)