Mesmo com redução de infestação Palmas já registrou 379 casos, em 2013

Infestação do mosquito Aedes aegypti caiu na Capital. Maioria dos focos foi encontrada em imóveis habitados e com responsáveis.

 

O município de Palmas registrou 379 casos de dengue de janeiro a abril deste ano. Os números foram apresentados na manhã desta terça-feira, 2, durante entrevista coletiva do Prefeito Carlos Amastha e do secretário da Saúde, Walter Balestra.

Durante a entrevista Amastha e Balestra anunciaram o resultado do Levantamento de Índice Rápido por Amostragem para Aedes aegypti (LIRAa) realizado entre os dias 20 e 26 de março de 2013.

O resultado mostra que o índice médio de infestação predial  (IIP) em Palmas reduziu de 6,57% para 4,51%. O novo IIP mostra que, em média, existem focos de dengue em quatro de cada cem imóveis da Capital.

O índice anterior havia sido identificado na penúltima semana de janeiro. Antes do início do período chuvoso, o IIP médio de Palmas era de 0,67%.

Amastha ressaltou que a prefeitura continuará reforçando o trabalho de parceria entre as pastas para intensificar o trabalho de combate e prevenção à dengue. O secretário Balestra enfatizou que as ações educativas e os mutirões contra a dengue vão continuar progressivamente para reduzir a infestação e a incidência de casos confirmados que já são 379.


LIRAa
O novo levantamento mostra que 34,47% dos criadouros encontrados eram passíveis de remoção; enquanto quase metade dos criadouros (46,93%) estão em depósitos móveis, que poderiam ter sido retirados da chuva. O LIRAa de março mostra outro dado alarmante, similar ao levantamento anterior: 85% dos focos foram encontrados em terrenos edificados com responsável.

Quanto às áreas críticas identificadas no levantamento anterior (Arnos e Aureny III) reduziram pela metade o índice de infestação, assim como também reduziram os índices nas demais regiões de Palmas, exceto em áreas centrais do Plano Diretor.

Confira a evolução dos casos de dengue na Capital:


Janeiro,180; Fevereiro, 172; Março, 27; Abril, 0. No total foram registrados 379 casos até o dia 1º de abril.

 

Comentários (0)