Palmas, Tocantins -

Cidades


DENGUE
661 visualizações

Mesmo com redução de infestação Palmas já registrou 379 casos, em 2013

Infestação do mosquito Aedes aegypti caiu na Capital. Maioria dos focos foi encontrada em imóveis habitados e com responsáveis.
- Atualizada em

 

O município de Palmas registrou 379 casos de dengue de janeiro a abril deste ano. Os números foram apresentados na manhã desta terça-feira, 2, durante entrevista coletiva do Prefeito Carlos Amastha e do secretário da Saúde, Walter Balestra.

Durante a entrevista Amastha e Balestra anunciaram o resultado do Levantamento de Índice Rápido por Amostragem para Aedes aegypti (LIRAa) realizado entre os dias 20 e 26 de março de 2013.

O resultado mostra que o índice médio de infestação predial  (IIP) em Palmas reduziu de 6,57% para 4,51%. O novo IIP mostra que, em média, existem focos de dengue em quatro de cada cem imóveis da Capital.

O índice anterior havia sido identificado na penúltima semana de janeiro. Antes do início do período chuvoso, o IIP médio de Palmas era de 0,67%.

Amastha ressaltou que a prefeitura continuará reforçando o trabalho de parceria entre as pastas para intensificar o trabalho de combate e prevenção à dengue. O secretário Balestra enfatizou que as ações educativas e os mutirões contra a dengue vão continuar progressivamente para reduzir a infestação e a incidência de casos confirmados que já são 379.


LIRAa
O novo levantamento mostra que 34,47% dos criadouros encontrados eram passíveis de remoção; enquanto quase metade dos criadouros (46,93%) estão em depósitos móveis, que poderiam ter sido retirados da chuva. O LIRAa de março mostra outro dado alarmante, similar ao levantamento anterior: 85% dos focos foram encontrados em terrenos edificados com responsável.

Quanto às áreas críticas identificadas no levantamento anterior (Arnos e Aureny III) reduziram pela metade o índice de infestação, assim como também reduziram os índices nas demais regiões de Palmas, exceto em áreas centrais do Plano Diretor.

Confira a evolução dos casos de dengue na Capital:


Janeiro,180; Fevereiro, 172; Março, 27; Abril, 0. No total foram registrados 379 casos até o dia 1º de abril.