Milhares de pessoas prestigiam Desfile Cívico em comemoração aos 28 anos de Palmas

Milhares de pessoas lotaram a Avenida NS-04 para prestigiar o ato cívico que contou com cerca de 2600 integrantes, entre alunos das redes municipal e estadual

Desfile cívico
Descrição: Desfile cívico Crédito: Divulgação

A história da Capital foi retratada durante o Desfile Cívico e Militar em comemoração ao 28º aniversário de Palmas, realizado na noite deste sábado, 20. Milhares de pessoas lotaram a Avenida NS 04, para prestigiar o ato cívico que contou com cerca de 2600 integrantes entre alunos das redes municipal e estadual, instituições militares e entidades privadas. Com o tema “Palmas, suas regiões e sua história”, o desfile trouxe a trajetória da capital mais jovem do país e o que ela oferece para aqueles que aqui moram ou para aqueles que a visitam.

 
O desfile foi aberto pela Banda Mirim da Guarda Metropolitana executando o hino de amor à Palmas. Em seguida, houve a surpresa do evento, a apresentação especial da Banda de música da Guarda Presidencial. Na sequência, a Escola Antônio Carlos Jobim, acompanhada pela Fanfarra da Escola Sávia Jácome, apresentou Taquaruçu, onde tudo começou homenageando os ex-prefeitos, a tradição, a cultura e o turismo da região.
 
 
Os alunos da rede municipal de ensino, mais de 900 estudantes, passaram pela avenida retratando a história da construção de Palmas. A ETI Pe. Josimo abordou a história da região Norte da Capital incluindo no seu roteiro o Palácio Araguaia, o Memorial Coluna Prestes, a história dos 10 anos da primeira escola de tempo integral implantada na cidade e os benefícios recebidos em termos de formação integral.

 
A ETIGPM Eurídice Mello apresentou a instituição e seus projetos, a exemplo da música, esporte e cultura. A escola destacou que a região abriga o Aeroporto Internacional Brigadeiro Lysias, o ginásio Airton Sena e o comércio que movimenta e sustenta muita gente.
 

As praias de Palmas, a Feira do Bosque, o Espaço Cultural e o Parque Cesamar foram alguns dos pontos turísticos apresentados pelo desfile do Colégio Esportivo Militar do Corpo de Bombeiros Professora Margarida Lemos, que passou pela avenida acompanhado pela Fanfarra Novo Tempo da Escola Mestre Pacífico. Já a Escola Beatriz Rodrigues levou para a avenida a Fanfarra Margarida Lemos, encerrando assim a participação das escolas municipais no evento.
 

Participaram também do desfile as escolas estaduais: Centro de Ensino Médio Taquaralto, Colégio São José e a Escola Estadual Vila União, além do Colégio Militar, Ordem Demoley, Desbravadores e Associação Paramaçônica Juvenil (APJ).
 

O momento cívico foi encerrado pela apresentação das corporações do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar, ATTM e Guarda Metropolitana de Palmas.
 
 
Desfile tradicional

O desfile em comemoração ao aniversário de Palmas já se tornou uma tradição e é muito prestigiado pela comunidade, conforme ressalta o secretário municipal de Educação, Danilo Melo: "O desfile cívico é fundamental para se conservar entre as nossas crianças esses hábitos de civismo e de valores da cidadania, é também uma maneira que escolhemos para homenagear essa cidade que acolhe a todos nós".

 
O prefeito Carlos Amastha ficou encantado com a quantidade de pessoas prestigiando o evento.  "A mudança de local foi uma escolha muito feliz do professor Danilo, eu acho que uma cidade tão grande como a nossa, com toda essa extensão geográfica, merece essa mudança de local para que todos os palmenses tenham a oportunidade de apreciar um desfile tão lindo.  Eu nunca vi tanta gente num desfile comemorativo, nossas escolas estão de parabéns, Palmas está de parabéns!".

 
O fisioterapeuta Raylon Rodrigues da Silva aproveitou o dia de trabalho livre e foi à avenida especialmente para assistir ao desfile e aprovou a mudança de local. "Eu já assisti o desfile em Taquaralto, mas acho importante a mudança de local porque dá a oportunidade para as pessoas de outras regiões participarem também. Eu gostei muito das apresentações das escolas porque mostram que Palmas é uma cidade que está evoluindo a cada dia. O desfile serviu para a gente lembrar da nossa história, e a luta que foi para se chegar até aqui. A gestão está de parabéns! ", destacou.
 
 
Transformação

A transformação da região onde aconteceu o desfile foi destacada pela professora Rita Cecília Guimarães. "Estou muito feliz com a transformação do nosso bairro e com o desfile aqui. Nosso bairro está maravilhoso, está tudo perfeito, fiquei feliz com a entrega dos apartamentos aqui hoje, porque muitas famílias que viviam de aluguel, agora têm suas casas próprias e o desfile serviu para coroar tudo isso, está muito bonito, com muita gente participando".
 

Moradora de Palmas, há 20 anos, Cipriana Rodrigues, de 78 anos, estava prestigiando o desfile com toda a família e fala com orgulho de estar pertinho de casa. "Eu já tinha assistido o desfile lá no centro, mas aqui na nossa avenida foi a primeira vez, o desfile foi muito bonito, muito bacana, adorei!".
 

Comentários (0)