Ministro dos Esportes confirma Palmas como sede dos Jogos Mundiais Indígenas

Ministro anunciou a decisão do governo federal de escolher a Capital como sede em audiência nesta 2ª com a senadora, Kátia Abreu, prefeito Amastha, Marcos Terena e o presidente do Conselho Intertribal

Kátia e Amastha uniram forças em prol do projeto
Descrição: Kátia e Amastha uniram forças em prol do projeto Crédito: Ascom

Atendendo a pedido do Comitê Intertribal, a senadora Kátia Abreu intercedeu junto ao ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, que garantiu na tarde desta segunda-feira, 14 de abril, a realização dos Jogos Mundiais Indígenas na Capital. A confirmação foi dada em audiência nesta segunda, no Ministério dos Esportes, com a participação do Ministro, da senadora Kátia Abreu, do prefeito de Palmas, Carlos Amastha.  A interveniência  da Senadora se deu após pedido do presidente do Comitê, Lísio Lílio Terena e o líder indígena Marcos Terena, representando as comunidades indígenas.

Do encontro ficou decidido ainda que a senadora Kátia Abreu e o ministro Aldo Rebelo intercederão junto à presidente Dilma Roussef para que Palmas seja a sede definitiva, todos os anos, dos jogos que estão previstos para acontecer em junho do próximo ano, com a participação de indígenas de 30 países, envolvendo mais de 2 mil atletas. Palmas disputava a condição de sediar os jogos com as cidades de Belém e Marabá, ambas no Pará.

Segundo a Senadora, a Prefeitura de Palmas apresentou um grande projeto para sediar os jogos que pode fundamentar uma decisão do governo federal no sentido de que a Capital do Tocantins seja sede permanente das competições internacionais indígenas. Ainda conforme a parlamentar, serão feitas gestões junto com o Sebrae Nacional para que seja viabilizado apoio a  uma grande feira internacional de artesanato para que os indígenas exponham seus produtos culturais e os comercializem.

 

(Atualizada às 17h44)

Comentários (0)