Moradores iniciam movimento pelo tombamento do Distrito de Taquaruçu

Moradores alegam que uma das maiores belezas naturais do Tocantins está ameaçada pela exploração imobiliária e pela destruição do seu conjunto arquitetônico e cultural.

Moradores de Taquaruçu iniciaram um movimento pelo tombamento histórico do Distrito. Para isso uma petição pública foi postada na internet, ganhou as redes sociais e já recebeu  - até esta quarta-feira, 27, às 15 horas – 456 assinaturas. Isto representa quase 10% do número de moradores do distrito.

 

Quando alcançar  mil assinaturas a petição será entre ao presidente da Câmara Municipal, Major Negreiros, ao prefeito Carlos Amastha, ao governador Siqueira Campos e ao presidente da Assembleia Legislativa, Sandoval Cardoso.

 

De acordo com o professor de música Diego Brito, a ideia de lutar pelo tombamento histórico de Taquaruçu surgiu da conversa com os próprios moradores depois que ele mudou-se do Plano Diretor para morar na comunidade e percebeu que o local vem sofrendo transformações que agridem a sua arquitetura e a sua cultura. “Aqui existem casas que são patrimônio arquitetônico e estão sendo derrubadas para dar lugar a outras com características totalmente diferentes”, afirmou o professor ao Portal T1 Notícias.

 

Diego defende que a comunidade de Taquaruçu seja preservada no seu patrimônio histórico material e imaterial. “Não é apenas o patrimônio arquitetônico que está ameaçado. Os patrimônio cultural e ambiental também correm o risco de desaparecer caso não sejam tomada medidas e proteção”, afirmou.

 

Para o professor as autoridades municipais e estaduais precisam olhar com mais "carinho" para a comunidade e não apenas levar alguns eventos para fomentar o turismo. “É preciso uma ação planejada com o resgate dos aspectos culturais e históricos da comunidade, treinamento e capacitação dos moradores para receber o turista. Isto vai melhorar a qualidade de vida dos moradores e gerar emprego e renda”, destacou.

 

Turismo

Diego Brito destacou que Taquaruçu possui um conjunto paisagístico diverso, mesclando elementos do cerrado, da caatinga e da floresta amazônica. Essa característica favorece seus atrativos turísticos naturais com boas vantagens comparativas em relação aos demais atrativos do Estado e do Brasil, ou seja, no mercado regional, nacional e até internacional. “Seu patrimônio cultural e ambiental é composto por uma arquitetura peculiar rural do início do Século XX, com belíssimas casas de adobe, paredões e cavernas com inscrições milenares rupestres, centenas de belíssimas cachoeiras. Isto tudo é atrativo turístico que pode ser explorado pela comunidade", destacou. 

 

O professor ainda denuncia que todo este acervo está ameaçado. “As fazendas estão vendidas e transformadas em condomínios residenciais colocando em risco sítios arqueológicos que datam de até 10 mil anos”, afirmou.

 

Quem quiser assinar a petição para o tombamento de Taquaruçu deve acessar o endereço: http://www.avaaz.org/po/petition/Tombamento_Historico_Cultural_de_TaquarucuTO/?fNUkcbb&pv=2.

 

 

Comentários (0)