Moradores reclamam de vazamento e acúmulo de água na 405 Norte

Os moradores relataram que a água vazou por três dias seguidos e se acumulou no fundo de supermercado, onde bueiro com tampa quebrada não resolve escoamento...

Água se acumula no fundo de supermercado
Descrição: Água se acumula no fundo de supermercado Crédito: Colaborador T1

Moradores da quadra 405 Norte, em Palmas, procuraram o Portal T1 Notícias na manhã deste sábado,13, para relatar um vazamento de água na caixa d’água da Foz|Saneatins. Conforme os moradores, a situação se repete há três dias e o volume de água era muito grande.

 

A caixa d’água citada fica localizada entre as Alamedas 6 e 9 e a água escorre pela Alameda 1, gerando um ponto de alagamento no fundo do supermercado Quarteto Norte. Os moradores que procuraram o Portal relataram, ainda, que o único bueiro existente no local estaria entupido, devido aos lixos e entulhos que os funcionários e entregadores do estabelecimento jogam no local.

 

Foz explica descarga de água

O Portal procurou a Foz|Saneatins que explicou não se tratar de um vazamento de água, mas sim de uma descarga controlada. Conforme a empresa, foi instalada uma nova adutora para reforçar o abastecimento na região das Arnos, visando melhorias na vazão e pressão da água que chega à casa dos moradores.

 

Segundo a Foz, nos últimos três dias houve três descargas controladas, feitas com a finalidade de limpar a adutora, de modo a retirar os resíduos de construção, folhas e terra acumulados durante o processo de instalação. Após essas descargas, foi realizada nesta manhã a ligação da adutora na rede de abastecimento.

 

Alagamento no Quarteto

O T1 Notícias também entrou em contato com o Quarteto Norte e o gerente da unidade, Rone Paulo Lima Silva, justificou que o ponto de alagamento no fundo do supermercado, na área de carga e descarga de mercadorias, é consequência de o único bueiro não ser suficiente para escoar a água.

 

O gerente do Quarteto Norte negou que o bueiro esteja entupido. Segundo Rone Silva, há funcionários na unidade responsáveis pela limpeza do pátio e da área de carga e descarga.

 

Segundo ele, a tampa do bueiro está quebrada e eles já solicitaram reparo junto à Prefeitura de Palmas, mas até agora nenhuma providência foi tomada.

 

“Para evitar que pessoas ou veículos caiam no bueiro, nós colocamos um caixote de madeira no local. Nós fomos notificados pela Vigilância Sanitária e precisamos do alvará para funcionar, por isso nosso jurídico já acionou a Prefeitura para resolver essa situação. Nós queremos que o bueiro seja retirado da porta de carga e descargas, porque nosso fluxo é grande e a tampa não resiste ao peso dos caminhões”, disse Rone Silva.

 

Ele alegou que “é mais fácil mudar o bueiro de lugar, do que mexer na estrutura inteira do supermercado pra mudar o ponto de carga e descarga de mercadorias”.

 

O gerente reconheceu o alagamento e ainda relatou que quando chove a situação é pior. “Quando chove alaga mais ainda, chega a alagar tanto que invade toda a calçada. Isso é normal quando chove aqui, porque aqui é uma baixada. O fluxo de água é muito maior do que a capacidade do bueiro. A água demora a escoar. Tinha que ter pelo menos dois bueiros aqui”, declarou.

 

Prefeitura de Palmas

O Portal tentou contato com a Prefeitura de Palmas, através da Secretaria de Comunicação, para buscar esclarecimentos sobre o reparo no bueiro e a possibidade de mudá-lo de lugar, mas as ligações feitas nesta manhã não foram atendidas.

 

Comentários (0)