Moradores reclamam que Prefeitura está arrancando árvores para plantar grama

Moradores estão indignados com a Prefeitura de Palmas. Prefeitura assumiu que está retirando árvores em execução a projeto de paisagismo na Quadra, mas que deve plantar outra no local...

Árvore cortada na Quadra 103 Sul
Descrição: Árvore cortada na Quadra 103 Sul Crédito: Colaborador/T1

Moradores da Quadra 103 Sul em Palmas estão indignados com o corte de árvores realizado pela Prefeitura no local. Segundo informou uma moradora, um pé de Ingá, espécie nativa da região, foi arrancado pela raiz de um canteiro central da Rua SO 11. "A árvore tinha aproximadamente cinco metros de altura e, além de ornamentar a rua, dava sombra, frutos e atraía pássaros. Funcionários da Prefeitura que trabalham na quadra informaram que a árvore foi cortada porque vão plantar grama no local", relata uma moradora da região.

Na mesma Quadra, outros moradores denunciaram o corte de mais árvores para plantio de grama. Uma destas localizada na Avenida LO-03.

Na rede social, facebook, o prefeito de Palmas afirmou a moradora que é um absurdo cortar uma árvore para plantar grama. Disse que encontraria uma resposta ou o responsável. Mais tarde, o prefeito postou que a árvore retirada foi uma leucena, danosa e disse à moradora que se tivesse dúvidas, que entrasse em contato para solicitar uma perícia.

Ao T1 Notícias, a moradora afirmou que dificilmente uma perícia identificaria a árvore, já que a Prefeitura arrancou a raiz da planta para preparar o canteiro para o plantio da grama. A moradora garante que se tratava de um pé de Ingá, que ela mesma plantou e já comeu seus frutos.

 

Seisp assume

Procurados pelo T1 Notícias, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) assumiu que está retirando as árvores da Quadra 103 Sul para fins de paisagismo. Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos informa que o paisagismo que vem sendo realizado na quadra 103 Sul é parte de uma ação da Prefeitura para valorizar quadras predominantemente comerciais que já são antigas na Capital e que precisavam de revitalização.

 Além do paisagismo, a ação prevê a pintura de meio fio, varrição e limpeza de todo o local. O serviço teve início na quadra 103 Norte e após ser concluído seguiu para a quadra 103 Sul.

 A Seisp esclarece que a retirada de algumas árvores se fez necessária para que as máquinas possam realizar o serviço, entretanto, outra árvore da mesma espécie, já adulta, será plantada no local, além de diversas outras que serão espalhadas pela quadra e em duas novas praças que estão sendo implantadas na quadra.


Atualizada às 12 h.
 

Comentários (0)