Mostra ‘Babaçu – A Força da mulher Tocantinense’ será aberta nesta quinta, 10

Estarão expostas 22 telas e quatro pinturas em telhas sobre o babaçu e as quebradeiras de coco. A Mostra é da artista visual Maria do Rosário, a Madu.

 Dona Raimunda Quebradeira,será homenageada
Descrição: Dona Raimunda Quebradeira,será homenageada Crédito: Reprodução

Símbolos do Tocantins, o babaçu e as quebradeiras de coco são inspirações da artista visual Maria do Rosário, a Madu, que abre a exposição ‘Babaçu – a Força da Mulher Tocantinense - Uma história contada em tela’, nesta quinta-feira, 10, às 19h, no Salão de Exposição do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Na ocasião, haverá uma homenagem a Dona Raimunda Quebradeira, a Chef Ruth Almeida e Genésio Tocantins, personalidades tocantinenses com ligação de vida, profissão e arte com o babaçu.

 

Amante da natureza e da simplicidade, Madu, que é aluna do Centro de Ensino e Treinamento Artístico da Fundação Cultural de Palmas (FCP) explica que se encantou com as palmeiras de babaçu em uma pesquisa para a criação de telas no curso. “Quando chegou para escolhermos um tema no curso comecei a pesquisar sobre o Tocantins e vi o babaçu, fui pesquisando e descobrindo mais coisa, como as quebradeiras. Me encantou justamente a simplicidade, o trabalho das quebradeiras e a paisagens que gosto muito”, conta.  

 

Madu conta também, que a partir das pesquisas, descobriu a história de Dona Raimunda Quebradeira, da chef Maria Ruth Almeida, que já foi quebradeira, e Genésio Tocantins, que canta as paisagens naturais do Tocantins e é autor da música ‘Coco Livre S/A’. Estas personalidades serão homenageadas na abertura da exposição.

 

Curador da exposição, Ronan Gonçalves – Rogo, afirma que arte de Madu é simples e autêntica. “É a arte da espontaneidade, da criatividade autêntica feminina, do fazer artístico instintivo da maturidade, é onde a artista expande seu universo. Esta arte se traduz em uma rica diversidade de valorosas e belas obras, oriundas das mãos simplórias que executa o trabalho artístico”.

 

Estarão expostas 22 telas e quatro pinturas em telhas.

 

Maria do Rosário Madureira Leite  -  Madu

 

Mineira de Januária, radicada em Palmas-TO desde 1995, bacharel em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade do Tocantins – Unitins, possui formação no Curso Técnico em Decoração da Área Designer, conferido pelo Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez – CenterArtes – Montes Claros (MG). Atualmente matriculada no curso de Pintura em Tela no Centro de Ensino e Treinamento Artístico (Ceta), da Fundação Cultural de Palmas, desde 2018, com participação em duas exposições acadêmicas e uma exposição no III Salão Palmense de Novos Artistas.

Comentários (0)