Motociclistas de aplicativo recebem curso de práticas de pilotagem pela Sesmu

O treinamento está sendo realizado no estacionamento da Feira da 304 Sul, contará, ao todo, com mais de 100 alunos

Sesmu promove curso de técnicas de pilotagem
Descrição: Sesmu promove curso de técnicas de pilotagem Crédito: Lucas Estevão

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) promove até quinta-feira, 16, um curso de Práticas de Pilotagem para Motociclistas do aplicativo de entregas de comida Tonolucro. O curso teve início na tarde desta quarta-feira, 13, e tem como objetivo ensinar algumas técnicas de direção defensiva de pilotagem, bem como reforçar algumas atitudes e cuidados que podem evitar acidentes e salvar vidas.

 

O treinamento está sendo realizado no estacionamento da Feira da 304 Sul, contará, ao todo, com mais de 100 alunos e está sendo ministrado pelo agente de Trânsito, Dionísio Miranda.

 

De acordo com o instrutor do treinamento para os motociclistas, atualmente, em Palmas, mais de 75% do total de acidentes fatais envolvem motociclistas. “O motociclista está mais sujeito a sofrer acidentes porque é muito fácil perder o equilíbrio pilotando uma motocicleta e, além disso, quem está de carro tem a proteção de toda a lataria do carro, tem airbags, cintos de segurança e na moto não tem nada disso”, explicou o agente Miranda.

  

Representando o público feminino no treinamento, Júlia Rodrigues Martins trabalha há pouco mais de nove meses como delivery e fala das dificuldades encontradas durante o trabalho. “Trabalhar no trânsito é difícil e fica mais complicado ainda quando acontece o desrespeito entre os motociclistas e os motoristas, que ficam sem dar setas, cortam as faixas de sinalização. E pelo fato da gente ser motociclistas tem aquela máxima que motoboy é ‘doido’. Nós temos que pilotar bem pra não correr os riscos de atropelar as pessoas, quando acontecer uma irresponsabilidade tanto dos motociclistas como motoristas.”

 

Hyan Pereira, um dos alunos do treinamento, fala sobre sua rotina. “Nós trabalhamos praticamente a maior parte do tempo nas ruas, na correria, e esse treinamento é importante porque nós aprendemos técnicas para se sobressair de uma situação de risco repentina. Porque no trânsito uma desatenção mínima pode ser fatal. E as técnicas são para evitar acidentes com os pedestres e os veículos e como pilotar bem e em segurança.”

 

A gerente de Educação para o Trânsito, Kerlen Parrião, falou sobre a parceria entre a Secretaria e a empresa de entregas. “Os entregadores estão sempre correndo contra o tempo para que os clientes recebam suas refeições o mais rápido possível, isso faz com que eles corram riscos ainda maiores que os demais motociclistas, por isso, a atenção deles às normas de trânsito precisa ser redobrada, afirmou Kerlen.

 

Maio Amarelo

 

O curso de Práticas de Pilotagem faz parte das ações da campanha do Maio Amarelo que acontece simultaneamente em todo o País e tem o objetivo de mobilizar e conscientizar a população sobre os cuidados para que o trânsito seja cada vez mais seguro e, desta forma, ocorram cada vez menos acidentes. 

 

Além do curso, durante o mês de maio, a Sesmu realizará uma série de ações educativas em escolas e universidades e blitz educativas e repressivas, visando chamar a atenção da população para os riscos que as imprudências no trânsito causam.

 

Comentários (0)