MP recomenda toque de recolher e novos leitos clínicos à prefeitura de Gurupi

São recomendadas a proibição de circulação de pessoas sem máscara e restrição de atividades não essenciais. A prefeitura de Gurupi garantiu que o comitê de prevenção discute a adoção de novas medidas

Gurupi - TO.
Descrição: Gurupi - TO. Crédito: Divulgação

A 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi do Ministério Público do Tocantins (MPTO) expediu na tarde de terça-feira, 02, recomendações administrativas à prefeitura de Gurupi, recomendando a publicação de um novo decreto municipal com medidas mais rígidas de isolamento social e um possível toque de recolher, além da implantação de barreiras sanitárias e a ampliação de leitos clínicos para tratamento da Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em nota, a prefeitura de Gurupi garantiu que o comitê de prevenção ao coronavírus está em discussão para decidir quanto à adoção de novas medidas.

A recomendação requer ao município a adoção de medidas de fiscalização, proibição de circulação de pessoas sem máscara, restrição de atividades não essenciais e a responsabilização de infratores por crime contra a saúde pública.

O promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes fez a recomendação em função do número crescente de casos confirmados de Covid-19 e o colapso na rede pública de saúde em Gurupi, referência em pronto atendimento na região sul do Tocantins.

Para o promotor, o índice de isolamento social em Gurupi não é satisfatório, o que pode ser observado pelas aglomerações em espaços públicos como praças e estabelecimentos privados, a exemplo dos bares.
 
O Núcleo Interno de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde aponta que os 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis no Hospital Regional de Gurupi estão ocupados, e que há apenas dois leitos clínicos disponíveis dentre dez existentes.

“Atualmente, Gurupi conta com 398 pacientes em tratamento, dos quais 69 casos foram confirmados nesta terça-feira, segundo o boletim epidemiológico. Dentre estes, muitos poderão evoluir de sintomas leves para moderados ou graves e irão necessitar de internação em leitos clínicos e de UTI, cujas vagas já se esgotaram”, diz Marcelo Lima.

Confira a nota da prefeitura de Gurupi enviada ao T1 Notícias na íntegra:


A Prefeitura de Gurupi informa que já está a par da recomendação expedida pelo Ministério Público do Tocantins (MP/TO) e que está discutindo com o Comitê Gestor de Prevenção ao Coronavírus para poder decidir quanto à adoção de novas medidas.

Comentários (0)