MS recebe lote de vacinas para crianças: Cinthia anuncia preparativos para aplicação

A remessa com 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer foi descarregada em Campinas - SP. "Assim que a vacina chegar em Palmas, iniciaremos imediatamente a aplicação", ressaltou Cinthia Ribeiro

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Raiza Milhomem/Prefeitura de Palmas

Com a chegada das primeiras vacinas contra covid-19 destinadas a crianças de 5 a 11 anos, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), informou nesta quinta-feira, 13, em sua conta no Twitter, que devem apresentar ainda hoje o plano de vacinação, formulários de dados necessários e agendamento. "Não vamos perder tempo. Assim que a vacina chegar em Palmas, iniciaremos imediatamente a aplicação", ressaltou a gestora. 

 

A remessa com 1,2 milhão de doses do imunizante da Pfizer foi descarregada no Aeroporto de Viracopos, em Campinas - SP,  na mandrugada de hoje. O lote será distribuído aos estados e municípios para iniciar a aplicação. A previsão é que o Brasil receba em janeiro um total de 4,3 milhões de doses da vacina. A remessa é a primeira de três que serão enviadas ao país.

 

Segundo o Ministério da Saúde, durante o primeiro trimestre devem chegar ao Brasil quase 20 milhões de doses pediátricas, destinadas ao público-alvo de 20,5 milhões de crianças. Em fevereiro, a previsão é que sejam entregues mais 7,2 milhões, e em março, 8,4 milhões.

 

Na semana passada, o ministério anunciou a inclusão dos imunizantes pediátricos no plano de operacionalização do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

 

Segundo a pasta, a criança deve ir aos postos de vacinação acompanhada dos pais ou responsáveis ou levar uma autorização por escrito. O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de oito semanas entre as aplicações.

 

* Texto construído com informações da matéria de Jonas Valente (Repórter da Agência Brasil)

Comentários (0)