Município prorroga jornada de seis horas até 31 de julho nas secretarias de Palmas

horário especial não se aplica aos serviços essenciais, que, por natureza, exijam regime de plantão permanente

Prefeitura publicou novo expediente em Decreto
Descrição: Prefeitura publicou novo expediente em Decreto Crédito: Aline Batista/ Secom Palmas

Conforme o Decreto Nº 1.617, de 14 de junho de 2018, o expediente dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal direta, autárquica e fundacional será de seis horas ininterruptas, das 8 às 14 horas, no período de 18 de junho a 31 de julho de 2018. A decisão foi tomada em reunião com a direção do Sindicato dos Servidores Públicos de Palmas (Sisemp), realizada nessa quinta-feira, 14.

 

Excepcionalmente nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, o horário sofrerá alteração, ficando da seguinte forma: nos dias em que os jogos se realizarem pela manhã, o expediente será das 14 às 19 horas (horário de Brasília); e nos dias em que os jogos se realizarem à tarde, o expediente será das 8 às 13 horas (horário de Brasília).

 

O horário especial não se aplica aos serviços essenciais, que, por natureza, exijam regime de plantão permanente, sendo: unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, por terem calendário escolar próprio; unidades de limpeza urbana, infraestrutura, iluminação pública e ao Resolve Palmas; e aos Conselhos Tutelares.

 

O decreto com a jornada reduzida não se aplica às unidades vinculadas à Secretaria da Saúde do Município, portanto tais locais, que incluem, por exemplo, os Centros de Saúde, Núcleo Henfil, Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, Ambulatório de Atenção à Saúde Dr Eduardo Medrado (AMAS), Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), dentre outros, seguirá com o horário de funcionamento normalizado, salvo os dias de jogos da Seleção, que atenderá ao horário especial.

 

Cabe destacar que os serviços que exigem plantão, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), seguirá funcionando 24 horas, independente da realização dos jogos.

 

Sisemp

 

Cumprindo a prerrogativa de manter um canal de diálogo constante entre administração municipal e servidores, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Eduardo Mantoan, recebeu nesta quinta-feira, 14, a direção do Sindicato dos Servidores Públicos de Palmas (Sisemp).

 

“Os servidores municipais são fundamentais para que o Município preste um serviço de qualidade à população, por isso entendemos como prioridade da gestão manter uma relação de respeito e parceria com a categoria”, destacou Mantoan.

 

A principal demanda apresentada pelo Sindicato foi de manter a jornada de trabalho em horário reduzido até o próximo dia 31 de julho. A intenção, segundo o presidente do Sisemp, Heguel Albuquerque, é verificar se com esta jornada reduzida há economia de recursos para os cofres públicos. O método será comparar as despesas desse período com o mesmo período do ano anterior.

 

A demanda apresentada pelo Sindicato inclusive coincidiu com o que a administração já havia observado neste pouco mais de um mês horário reduzido. “Vamos fazer esta verificação em conjunto e decidir pelo que trouxer melhor retorno, tanto para a administração pública, quanto para a população”, garantiu o secretário Eduardo Mantoan. O decreto que prorroga a jornada de seis horas foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira, 14.

 

Na audiência, o Sisemp apresentou também outras reivindicações dos servidores públicos municipal, a exemplo do pagamento das progressões. A prefeita Cinthia Ribeiro explicou que está atenta às reivindicações e que as demandas inclusive já fazem parte da pauta administrativa.

 

Participaram da reunião o presidente do Sindicato, Heguel Albuquerque, a diretora Laura dos Anjos, o secretário de Governo, Eduardo Mantoan, e equipe.

Comentários (0)