Municípios recebem propostas para aderir ao Plano Estadual de Saúde Prisional

Em reunião realizada nessa quinta-feira, 27, em Palmas, a Sesau propôs a cinco municípios do Estado, a adesão à municipalização da Saúde prisional. Os municípios que receberam a proposta são Araguaína, Cariri, Dianópolis, Gurupi e Porto Nacional.

Secretaria Estadual de Saúde
Descrição: Secretaria Estadual de Saúde Crédito: Lourenço Bonifácio

A Sesau - Secretaria de Estado da Saúde realizou nessa quinta-feira, 27, reunião para propor a cinco municípios prioritários do Estado (Araguaína, Cariri, Dianópolis, Gurupi e Porto Nacional) a adesão à Municipalização da Saúde Prisional. A proposta é habilitar as equipes de saúde no CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde para ofertar melhor assistência a pessoas privadas de liberdade. A reunião aconteceu na Escola Técnica de Saúde (situada na quadra 606 Sul, alameda Portinari) às 8 horas.

Os municípios prioritários para a implantação do serviço apresentam o maior número de pessoas presas e já prestam assistência de saúde aos reeducandos. A habilitação no CNES beneficiará a USB – Unidade Básica de Saúde com o incentivo financeiro de R$ 22.680,00/anuais para aquelas que atenderem até 100 pessoas presas. No caso do estabelecimento prisional do município de Cariri, que possui 320 pessoas presas, será repassado o valor de R$ 45.360,00/anuais. O atendimento das equipes multiprofissionais poderá acontecer na própria USB ou no estabelecimento prisional.

O evento é direcionado aos gestores municipais de saúde, prefeitos, coordenadores de Atenção Básica, conselhos de saúde, defensores, promotores e juízes de comarca, com a participação da Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos e Ministério da Saúde. Na ocasião, será apresentada a experiência da municipalização da saúde prisional no Estado do Rio Grande do Sul.

O Plano Nacional de Saúde no Sistema Prisional prevê a inclusão dessa população no SUS, garantindo que o direito à cidadania se efetive na perspectiva dos direitos humanos.

(Secom)

 

Comentários (0)