Museu Histórico e Cultural realiza 6ª primavera dos museus

Entre os dias 25 a 30 de setembro acontece em Porto Nacional, a “6ª Primavera dos Museus – A Função Social dos Museus”. Com subtema: “Sensibilizar para Transformar”.

O Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional realiza de 25 a 30 de setembro a “6ª Primavera dos Museus – A Função Social dos Museus”. Com subtema: “Sensibilizar para Transformar”, o evento busca sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, mesma intenção da Semana Nacional de Museus, que aconteceu de 14 a 18 de maio de 2012 e teve abrangência internacional. O Museu de Porto Nacional vai propor diálogos e interações sobre o papel da instituição Museológica dentro da sociedade à qual esta inserida. A Primavera dos Museus acontece anualmente, no início da primavera. Instituições museológicas de todo o país promovem eventos em torno do tema. O evento é coordenado nacionalmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

 A Prefeitura de Porto Nacional através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e da equipe de apoio do Museu de Porto Nacional, Adriana Alencar, Ana Meire Alves, Belta Fernandes, Eulivan Aires, Leozila Marques, Lucivânia de Jesus e Poliana Pereira comandadas por Eliane Aparecida Reis Oliveira, Diretora do Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional convidam a comunidade portuense e os vários municípios do Tocantins para prestigiarem a 6ª Primavera dos Museus.

 A missão de quem trabalha com a história é “Promover a Lembrança e Lutar contra o Esquecimento”.

 O museu está aberto ao público nas segundas-feiras, de 8 às 12h e de terça a sexta-feira, das 8 às 17h. Os agendamentos de visitas são feitos pelo telefone (63) 3363-3928; pelo endereço: Rua Padre Antonio, s/n° - Centro (próximo à Catedral Nossa Senhora das Mercês) ou ainda, pelo e-mail: mhcpnacional2009@gmail.com.

 Programação

 De: 25 a 28/09
Horário: das 8h às 17 horas
Local: Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional
Exposição Diversidade de Artesanatos em Tecelagem, com visita guiada

Dia: 25/09

Horário: das 8h30 às 12 horas
Local: Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional

Abertura Oficial

Palestra: A Função Social do Museu com o Professor Doutor Geraldo Silva Filho, coordenador do curso de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - campus Porto Nacional.

Público: comunidade e alunos da rede de ensino pública e privada

Dia: 26/09

Horário: das 13h às 16 horas
Visita ao Abrigo João XXIII: Resgatando a Memória aos Internos
Público: Abrigo João XXIII

Dia: 27/09

Horário: das 8h às 12 horas
Local: Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional
Mesa redonda: Um Dia de Museus - Museus e sua Função Social: Educação e Recreação para a Comunidade, com a Professora Doutora, Rosane Balsan, do curso de Geografia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - campus Porto Nacional, e a Bibliotecária, Núbia Nascimento, também da UFT de Porto Nacional 

Dia: 28/09

Horário: das 13h30 às 16 horas
Local: Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional
Dinâmica Infantil: Conhecer para Preservar, com as Bonequinhas da Memória e Museália

Público: Alunos da Escola Stella Maris

História do Museu


O Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional foi fundado na década de 1980 com o objetivo de abrigar e conservar os bens de natureza material e imaterial portadores de referências à ação, à identidade, à memória histórica e cultural da sociedade portuense. A população sentiu-se sensibilizada e passou a fazer doações de objetos, os quais são hoje o acervo museal. O museu não tinha uma sede própria para salvaguardar o acervo que nele continha. Com o tombamento do Centro Histórico de Porto Nacional, foi feito o restauro do prédio da antiga Prefeitura da cidade para ser a sede definitiva, o que ocorreu a partir de 2007. O museu é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

(Por Umbelina Costa)

Comentários (0)