Na Frente Nacional de Prefeitos, Amastha discute modernização do transporte público

Prefeito de Palmas afirma que o futuro das cidades brasileiras passa pela modernização do serviço de transporte público

Prefeito no Rio fala sobre modernização do transporte público
Descrição: Prefeito no Rio fala sobre modernização do transporte público Crédito: Divulgação

A modernização do sistema de transporte público dos municípios pautou o encontro da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) nesta quinta-feira, 14, no Rio de Janeiro, do qual participou o prefeito de Palmas e vice-presidente da entidade, Carlos Amastha, além do presidente Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP), e outros gestores municipais.

 

“Sem sombra de dúvidas, passa por aqui o futuro das cidades brasileiras”, afirmou Amastha durante a visita ao Centro Integrado de Operação e Manutenção (Ciom) do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), de onde partiu para o Aeroporto Santos Dumont a bordo de um ônibus do VLT, sistema que fortalece o conceito de transporte público integrado, conectando metrôs, trens, barcas, teleférico, Bus Rapid Transit (BRT), redes de ônibus convencionais e aeroporto na capital carioca.

 

Ele lembrou que o sistema de transporte público integrado é um símbolo desse novo olhar sobre o planejamento urbano municipal. “A gente vê a cidade se abrindo para o cidadão e recuperando espaços públicos, e o VLT tem papel fundamental nessa nova realidade”, disse o prefeito, referindo-se ao Rio de Janeiro.

 

Amastha ressaltou ainda que o sistema espelha um novo conceito de mobilidade urbana dentro do conceito de cidades sustentáveis. “O modelo traduz modernidade e sustentabilidade, uma vez que produz menos poluição e barulho.”

 

Participaram da visita também os prefeitos de Cachoeiro do Itapemirim (ES), Victor Coelho, e de São Gonçalo (RJ), José Luis Nanci. Na ocasião, o diretor executivo da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), João Gouveia, apresentou o panorama do setor metroferroviário para o grupo de prefeitos.

 

Agenda municipalista

Ao lado do presidente da FNP, Jonas Donizette, o prefeito Amastha se reuniu também com o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, com quem discutiu a agenda dos municípios, que inclui encontros com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia, e com os ministros do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira; da Saúde, Ricardo Barros; e da Fazenda, Henrique Meirelles.

 

Amastha revelou ainda que a FNP prepara uma carta na qual pedirá que os  candidatos a presidente da República assumam os compromissos com os municípios durante as eleições do próximo ano. Esse documento deve ser apresentado durante reunião da entidade no final de novembro, no Recife (PE).

Comentários (0)