Nível do Rio Tocantins sobe consideravelmente após chuvas constantes deste ano

Desde janeiro, o nível do Rio Tocantins tem se mantido acima do normal, em quase dois metros. A recuperação é mais evidente na região da cidade de Tocantinópolis, município localizado no Bico

Cheia do Rio é bastante visível no Bico do Papagaio
Descrição: Cheia do Rio é bastante visível no Bico do Papagaio Crédito: Fotos: Dirceu Leno

O nível de água do Rio Tocantins tem aumenta consideravelmente com as chuvas que atingem as regiões Norte e Centro Oeste do País desde janeiro. O nível do manancial subiu quase oito metros em relação a setembro do ano passado, quando registrava cinco abaixo do normal.

 

Nesta terça-feira, 21, dados divulgados pelo Consórcio da Usina Hidrelétrica de Estreito apontaram que a vazão de defluência média diária praticada na UHE chegou a 5.856 m². Vazão que representa quase oito vezes o valor registrado no mês de setembro de 2016. As chuvas elevaram em 3 metros a normalidade do rio somente nos últimos dois meses.

 

Desde janeiro, o nível do Rio Tocantins tem se mantido acima do normal, em quase dois metros. A recuperação é mais evidente na região da cidade de Tocantinópolis, município localizado no Bico do Papagaio. Com a seca, as pedras e bancos de areia eram cenário constante e nunca vista antes na história do município.

 

O INMET publicou aviso de alerta amarelo, iniciando ontem, sobre a ocorrência de fortes chuvas em todo o Tocantins durante esta semana. Conforme o Instituo de Meteorologia, há risco de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores e leves alagamentos, além da ocorrência de ventos intensos 11-16 m/s (40-60 Km/h), e chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

 

As recomendações são para que os moradores não se abriguem debaixo de árvores, pois há riscos de quedas; desliguem aparelhos elétricos, quadro geral de energia; coloquem documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido; revisem a resistência de suas casas, principalmente o madeiramento de apoio do telhado; não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda (pode haver risco de queda pelo vento; e caso precisem de mais informações devem entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

(Com informações da Ascom/Prefeitura de Tocantinópolis)

Comentários (0)