No aniversário, Natividade premia estudantes e confere medalhas à personalidades

Prefeito Albany Nunes Cerqueira, o Tiquim recebe autoridades em programação de aniversário de Natividade, que teve como ponto alto a entrega de medalhas a personalidades do Estado e da cidade

Homenageados com a Medalha do Mérito em Natividade
Descrição: Homenageados com a Medalha do Mérito em Natividade Crédito: Lourenço Bonifácio

 

 

Com o intuito de homenagear personalidades tocantinenses, nacionais e estrangeiras que tenham se tornadas dignas de reconhecimento público por terem prestado serviços em prol do desenvolvimento do município e do estado do Tocantins, a Prefeitura de Natividade comemorou o 279o aniversário de criação da cidade com programação diversa, cujo ponto alto foi a entrega de medalhas homenageando personalidades do cenário estadual e local, no último sábado, dia 1o de junho. Foram entregues as medalhas da Divina Providencia e Pio Pinto de Cerqueira à personalidades escolhidas pelo conselho deliberativo da ordem ao mérito.

Os homenageados com a medalha da Divina Providencia, foram o secretário da Educação e Cultura, Danilo de Melo Souza que defende ações de resgate cultural para que o município continue sendo o detentor do título de patrimônio histórico tocantinense. O advogado e suplente de deputado, Ricardo Ayres. O jornalista Sebastião Pinheiro que declara que recebe essa homenagem como uma grande responsabilidade e acredita que esse ato só vem a enriquecer a categoria dos jornalistas por seus serviços prestados, e o Secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos que l, não conseguiu comparecer ao evento e foi representado por sua esposa Poliana Marques Siqueira Campos e seu irmão Alex Siqueira, que na oportunidade pediu desculpas para o prefeito de Natividade Albany Nunes Cerqueira, o Tiquim,por ofensas trocadas durante a campanha de 2004, na qual Alex apoiava a oposição.

A medalha Pio Pinto Cerqueira foi destinada à personalidades do município que contribuíram para o desenvolvimento do município, os homenageados foram o Monsenhor Jones Ronaldo Pedreira que dedicou a condecoração à todos as pessoas que se dedicaram para que os trabalhos da igreja católica, que é tão presente no município de natividade desde a sua criação, fossem bem realizados. O advogado e ex-prefeito da cidade, Fernando Moreno Suarte que destaca o grande desenvolvimento da cidade ao longo dos seus 279 anos. As professoras Belarmina Araujo Camelo e Iraci Pacini Carvalho, que tanto contribuíram para a educação de natividade e o Advogado Sarandi Fagundes Dorneles.

Programação variada

Em Natividade, a comemoração do 279° aniversário do município teve em sua programação várias opções de atividades culturais, esportivas e de lazer, destinadas à população no intuito de festejar essa data tão importante para a cidade.

A programação teve início na última quinta-feira (30) à partir das 7h com uma minimaratona. Na sexta as atividades começaram com a abertura da 1° FEICUNA, a feira cultural de Natividade onde a população e visitantes puderam conferir um pouco da cultura da localidade. À noite, o trio “os caçulas” de Goiânia emocionou a cidade à moda antiga, com uma serenata, percorrendo todo o centro histórico. As famílias presenteadas com a música, recebiam o trio com petiscos e algumas acompanharam os músicos por todo o percurso.

No dia 1° de Junho, data do aniversário da cidade foi reservada para as homenagens e premiações. A solenidade teve início com o Hino Nacional cantado pela Banda Municipal Mestre Lídio.

Homenagens e premiações

O concurso de poesias “Natividade 279 anos” homenageou e premiou em 3°, 2° e 1° lugar, alunos do ensino fundamental e médio por suas poesias. Os vencedores receberam brindes, troféus e uma quantia em dinheiro. Daniel Vitor Sarzeda, 7 anos, aluno do 3° ano na escola “O Pelicano” recebeu homenagens de 1° lugar para a sua poesia intitulada “ Natividade” que relatava as belezas de do município. Daniel disse que recebeu ajuda de sua mãe Suely Sarzeda e que a premiação foi um incentivo para continuar escrevendo poemas.

Encerramento

O encerramento do evento ficou por conta do cantor Zheel e sua banda Chiclete com Banana Cover que animou a festa com muita musica baiana e logo após quem ficou responsável por continuar a festa e subiu ao palco foi a banda de forró Cavalona Vip, dando por encerrada a programação em comemoração aos 279 anos de Natividade.

 

Comentários (0)