No Maio Amarelo, Sesmu reforça a necessidade do respeito à faixa de pedestre

Sesmu reforça a necessidade do respeito à faixa de pedestre em vídeo recente lançado no canal Agente Responde

Crédito: Lucas Estevão

No trânsito todo cuidado é pouco e para chamar a atenção neste mês, durante a mobilização nacional da campanha do Maio Amarelo, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas (Sesmu) reforça a necessidade do respeito à faixa de pedestre em vídeo recente lançado no canal Agente Responde. O vídeo completo pode ser acesso por meio deste link: https://youtu.be/7NP1t-DBpa0

 

No novo vídeo o agente de Trânsito Antônio Neto Portelinha discute a importância do respeito ao uso das faixas de pedestres que merecem atenção especial e lembra que muitas vezes o condutor se esquece que ele também é um pedestre. “Todas as pessoas que se encontram hoje na condição de motorista vive situações todos os dias também como pedestres.’’

 

“A situação pode se inverter em poucos minutos, por exemplo, o condutor ao sair do carro e estacionar o veículo e se dirigir até o seu destino final a pé, isso já é mais que o suficiente para se encaixar nas condições de pedestres. As placas de sinalização passam as mensagens sobre as condutas legais no trânsito e cabe ao receptor ser consciente dos riscos que atos de irresponsabilidade causam nas vias’’, destacou o agente.

 

De acordo com Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as infrações cometidas por aqueles que em desacordo com as normas legais no trânsito cometem irregularidades como estacionar, parar, ultrapassar, retornar ou deixa de dar a preferência na faixa de pedestre são seguidas de multas e os responsáveis responderão administrativamente pelo ato ilegal.

 

A Sesmu reforça que nos casos, em que os condutores forem flagrados impossibilitando a passagem livre para os pedestres sofrerão multa no valor de R$ 195,00, mais cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já para os condutores flagrados estacionando o veículo sobre a faixa de pedestre será aplicada multa de R$ 88,00, mais a perda de três pontos na carteira.

 

A Secretaria destaca o trabalho de conscientização que a equipe da Educação para o Trânsito vem realizando na Capital com as palestras educativas, focadas principalmente no público estudantil e entre os jovens para construir um trânsito seguro.

 

Comentários (0)