No rádio, Ronaldo Dimas destaca avanços na produção rural de Araguaína

No Programa “Fala, Prefeito” desta semana, Dimas falou sobre programas que beneficiam os produtores rurais. Eles foram importantes para conquista do Prêmio Prefeito Empreendedor

Prefeito destaca produção rural do município
Descrição: Prefeito destaca produção rural do município Crédito: Marcos Filho/Ascom

Na 71ª edição do Programa de Rádio “Fala, Prefeito!” desta semana, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, falou sobre avanços em ações que contribuem para ajudar na produção de alimentos no Município, beneficiando os produtores rurais. Dimas destacou a importância de programas como o Compra Direta e Trator na Roça e lembrou a distribuição de calcários para mais de 300 propriedades rurais.  

 

O prefeito também falou sobre a recuperação de mais de 200 km de estradas vicinais. “Além das estradas, foram feitos bueiros e consertos em pontes. Ainda temos muito a fazer, mas as obras que já foram realizadas facilitam o escoamento da produção e também o transporte escolar. As comunidades beneficiadas foram de Paraíso, Brejão, Sucuri, Manoel Alves, Caju Manso, Chaparrau, Projeto Alegre na região do Garimpinho e Água Amarela”, frisou.

 

Prefeito Empreendedor

Dimas recebeu em março deste ano o Prêmio Arara Azul por ter vencido na categoria Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária, na IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) – Etapa Estadual. Agora o Município será um dos representantes do Tocantins na etapa nacional do prêmio, que será realizado no mês de maio, em Brasília (DF).

 

Compra Direta

Sobre o Projeto Compra Direta, o prefeito disse que em 2015 a aquisição foi de aproximadamente 1 milhão de reais do pequeno produtor rural. “Esta aquisição é feita semanalmente, quase 20 mil quilos toda semana, que são distribuídos nas escolas, creches e para pessoas carentes como Cantinho do Vovô e outras entidades beneficentes através da Associação Social Funamc. Finalizamos o ano com quase 400 mil quilos de alimentos adquiridos no Compra Direta”, apontou Dimas.

 

Ele explica que o produtor vende direto para a Prefeitura pelo menor preço. O interessado precisa realizar cadastro na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada no prédio da Prefeitura no centro. Umas das vantagens é o preço, melhor porque não há atravessador.

 

Calcário para produtores

Sobre a distribuição de calcário, Dimas destacou que o projeto é em parceria com o Governo Federal e os recursos são de contrapartida do deputado federal Cesar Hallum, oriundos do orçamento da União. “O Município vai até as propriedades, faz o cadastramento e colhe o material para análise do solo. Mais de 300 propriedade foram beneficiadas em 2015, e a correção do solo é importante visto que aumenta a produtividade”, disse.

 

Trator na Roça

Dimas disse também que são diversos tratores atendendo na zona rural. A Secretaria do Desenvolvimento Econômico vê as necessidades dos produtores rurais e disponibiliza as máquinas para arar e gradear a terra, preparando para o plantio.

 

Participação

O programa de rádio “Fala, Prefeito!” vai ao ar todas as segundas-feiras, às 7 horas, com reprise às sextas-feiras, no mesmo horário, em três rádios da cidade. No programa, o prefeito faz anúncios dos trabalhos que estão em andamento, o que está sendo planejado e será realizado pela administração municipal, além de proporcionar um espaço para esclarecimento de dúvidas da comunidade. A participação da comunidade é feita por meio de perguntas que podem ser enviadas no e-mail falaprefeitoaraguaina@gmail.com e no WhatsApp (63) 9955 3728. Qualquer pessoa pode acompanhar e participar.

Comentários (0)