Palmas, Tocantins -

Cidades


Contra Covid-19

No sistema drive thru, Gurupi vacina profissionais da saúde nesta sexta e sábado

Vacinação ocorre no Centro de Convenções Mauro Cunha
- Atualizada em
Divulgação/Prefeitura de Gurupi

A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi (SEMUS) retoma nesta sexta-feira e sábado, 11 e 12, a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em profissionais da saúde. A vacinação começou às 8 horas, no sistema drive thru, no Centro de Convenções Mauro Cunha. O imunizante que será aplicado será da Astrazeneca.

 

As categorias que poderão receber a vacina nesta etapa são: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares. 

 

Também poderão ser imunizados os agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores e outros).

 

Ainda serão contemplados nesta fase de vacinação os trabalhadores que atuam em programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos e doulas/parteiras; funcionários do sistema funerário; Instituto Médico Legal (lML) e Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados; acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. 

 

Estão incluídos também os trabalhadores que atuam nos estabelecimentos de serviços de interesse à saúde das instituições de longa permanência para idosos (ILPI), casas de apoio e cemitérios. 

 

Os profissionais que atuam em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, em estabelecimentos públicos ou privados; ou seja, hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e profissionais das secretarias de saúde municipal e estadual, bem como núcleos do Ministério da Saúde também poderão receber o imunizante a partir desta sexta-feira.

 

A vacinação está sendo realizada de acordo com as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS) e está sendo ampliada conforme a disponibilização de novas remessas de doses para o município.

 

Documentação


As pessoas que forem se vacinar nesta etapa deverão levar os seguintes documentos: CPF, RG ou CNH, cartão SUS, cartão de vacina, o comprovante de vínculo empregatício do local onde atua e a categoria profissional.