Novo edital do lixo de Araguaína sai em novembro: CGC pode sofrer punição

Prefeitura se movimenta para publicar novo edital da licitação do lixo no próximo mês. CGC pode ser punida por apresentar balanço forjado para demonstrar índices de liquidez que não tinha.

Crédito: Imagem ilustrativa

Em reunião técnica ocorrida no Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) ontem, terça-feira, 29, técnicos da prefeitura de Araguaina apresentaram à Quinta Relatoria, ainda informalmente, a reformulação do novo edital em construção para a licitação do Lixo de Araguaína. O procedimento anterior foi dividido em três lotes e cancelado por recomendação do próprio Tribunal.

 

Em nota enviada à redação do T1 Notícias, a Prefeitura de Araguaína antecipou a informação de que o novo edital deve ser publicado no próximo mês.

 

Nos bastidores, a informação é de que a empresa CGC Concessões Ltda poderá sofrer punição por ter apresentado balanço manipulado, com o objetivo de demonstrar liquidez inexistente, burlando o primeiro edital, que foi cancelado.

 

O balanço contábil com informações inverídicas, foi contestado em laudo apresentado por uma das concorrentes, a Litucera e acatado pela Comissão de Licitação.

 

O laudo assinado pelo PHD em economia e ex-presidente do CADE, Gesner Oliveira, contém 36 páginas e demonstrou que o ILG - Índice de Liquidez Geral e o  ILC -Indice de Liquidez Corrente, dois indicadores importantes da saúde financeira da empresa, haviam sido manipulados, não atingindo o mínimo exigido no edital, o que por si só desclassificaria a empresa.

 

CGC apresentou planilha incompleta em Palmas, perdeu ação e foi condenada a pagar sucumbência

 

A empresa é a mesma que discute a licitação de Palmas ocorrida em janeiro de 2014, quando havia sido inabilitada na fase de apresentação de documentos, tendo sido habilitada a pedido da Procuradoria Geral do Município, e que posteriormente teve sua planilha de preços contestada pela Valor Ambiental.

 

À época, a empresa cotou caminhões em quantidades menores, deixando de atender as especificações do edital em pelo menos três itens da formulação de preços. Embora tenha feito a correção da planilha, a medida não foi acatada pela Comissão de Licitação, gerando processo que se arrasta na Justiça, e que teve sua última movimentação em 2017.

 

Por sua vez, o Município de Palmas, novamente através de sua procuradoria, pediu e obteve tutela provisória para suspender recurso especial que tramitava no Tribunal de Justiça do Tocantins, nos autos do processo que discutia a inabilitação da CGC na licitação do lixo em Palmas.

 

A diferença de preços entre a empresa sagrada vencedora e a CGC, desclassificada, era de pouco mais de R$ 4 milhões. Condenada em maio de 2015, a CGC recorreu da decisão.

 

Nela, o juiz Agenor Alexandre da Silva afirma que “a demandante nitidamente agiu de má-fé e ilegalmente apresentou nova proposta, alterando completamente quantitativos e valores”.

 

A mesma decisão condena a empresa CGC a pagar as custas do processo, 10% sobre o valor da causa, a título de sucumbência.

 

Confira na íntegra a nota da Prefeitura de Araguaína:

 

"A Prefeitura de Araguaína informa que cancelou o edital 10/2018, de contratação de empresa para coleta de lixo, no dia 16 de outubro. O cancelamento visou atender as recomendações Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO) para readequar o edital de licitação.

Informa também que o edital já havia sido analisado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público, antes da recomendação da suspensão, que foi devido à representação de uma empresa ao TCE. A Prefeitura ressalta que a empresa sequer fez download do edital e não possui capital social compatível com o procedimento licitatório.

A Prefeitura adianta ainda que um novo edital será elaborado em conjunto com o TCE e deve ser publicado no próximo mês. A reunião entre os técnicos do Município e do Tribunal será realizada hoje, 29, em Palmas.

 

Araguaína, 29 de outubro de 2019"

 

 

 

 

 

Comentários (0)