Novos cadastros no sistema para creches e escolas devem ser feitos até 18 de janeiro

Novos cadastros e transferências começaram nesta segunda; são vagas em creches e escolas da rede municipal

Critérios de distribuição de vagas estão na Portaria nº775/2018
Descrição: Critérios de distribuição de vagas estão na Portaria nº775/2018 Crédito: Helen Flôr

Os cadastros de alunos novatos e transferências por interesse próprio por intermédio do novo Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SIMPalmas) teve início nesta segunda-feira, 14, com o objetivo de ordenar e distribuir as vagas para o Ensino Infantil e Fundamental nas 74 unidades de ensino da rede municipal. A principal novidade do novo sistema é a possibilidade de os pais ou responsáveis realizarem o cadastro via internet ou ainda nas três unidades do Resolve Palmas. O prazo segue até o dia 18 de janeiro.

 

Com a mudança, foram extintos o Sistema Online de Cadastro da Educação Infantil (Socei) e o Sistema Online de Cadastro da Educação Fundamental (Socef), agora integrados numa única plataforma. Os dados dos alunos do Ensino Fundamental foram mantidos, sendo necessária apenas uma atualização. Já os dados relacionados às vagas do Ensino Infantil constantes no antigo Socei não foram migrados para nova solitação de vaga, por isso os responsáveis que tenham interesse em vagas em Cmeis devem ficar atentas ao prazo.

 

Assessora executiva da Semed e responsável pela implantação do SIMPalmas, Anice de Souza Moura, explica que o novo sistema apresenta entre outras vantagens a extinção das filas perante as unidade de ensino na época das rematrículas, e que a ordem de realização do cadastro não é determinante para obtenção da vaga. “Os pais ou responsáveis não precisam ficar alarmados e correr, pois pretendemos, justamente, evitar esta cultura de filas para matrículas. O cadastro de seu filho pode ser feito do conforto de casa, até mesmo pelo celular, até o dia 18, não importando a ordem de inscrição”, esclarece.

 

Os critérios para distribuição das vagas e demais informações sobre como proceder para se cadastrar constantes da Portaria nº 775/2018, publicada na edição 2.117, do Diário Oficial do Município da segunda-feira, 05 de novembro. Além do site do SIMPalmas e das unidades do Resolve Palmas, os cadastros de matrículas também podem ser realizados nas próprias unidades educacionais, que também auxiliarão e/ou efetuarão a solicitação, independente das três opções de escola informadas pelos pais do aluno.

 

Nos casos dos alunos que desejam cursar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), as matrículas podem ser realizadas diretamente nas escolas que ofertarem esta modalidade. Dúvidas também podem ser esclarecidas com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio dos telefones 3234-0211 ou 3234-0213.

Comentários (0)