Obras de implantação do Esgoto sanitário avançam no Santa Bárbara e Santa Fé

Obras da Foz/Saneatins, em convênio com a CAIXA avançam na região Sul de Palmas. Tubulações das ETE`s do Santa Bárbara e Santa Fé estão em fase adiantada de implantação

ETE em implantação no Santa Fé
Descrição: ETE em implantação no Santa Fé Crédito: Divulgação

As Estações de Tratamento de Esgoto Santa Bárbara e Santa Fé, respectivamente em fase de finalização e implantação, já estão se tornando realidade e, somadas a outra ETE que será implantada no Taquari, permitirão o acesso ao esgotamento sanitário a 100 mil pessoas da Região Sul da capital.

 

Mais de 290 mil metros de redes coletoras permitirão a coleta do esgoto dos bairros Taquari, Bela Vista, Sol Nascente, Setor Sul, Santa Fé, Vale do Sol, Setor Canaã, Morada do Sol, Maria Rosa, Aureny IV, Irmã Dulce, Vila Piauí e Taquaralto. Com previsão de conclusão ainda em 2014, as três estações terão capacidade de tratar até 60 litros de esgoto por segundo.

 

Adriano Pereira, Presidente da Associação de Moradores do Maria Rosa, comemora o benefício. “Hoje vivemos um momento ímpar. A comunidade acredita no projeto e tem a prefeitura como parceira, ciente da extrema necessidade que temos do esgotamento sanitário. Somos agradecidos e sabemos que a vida vai melhorar muito com esse avanço”, afirma.

 

“Para o Comitê Gestor de Saneamento de Palmas é uma satisfação acompanhar o andamento das obras de acordo com o cronograma e saber que em breve um grande número de pessoas passarão a contar com os serviços de coleta e tratamento de esgoto”, diz Marcílio Ávila, Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos. Segundo Antonio Carlos Alencar, Diretor de Operações da Foz|Saneatins, trata-se de um importante passo na qualidade de vida dessas famílias. “Saneamento é saúde. A população atendida terá de imediato uma melhor condição de vida, com reflexo, sobretudo, na saúde das crianças”.

 

As ações fazem parte do Programa Palmas Cidade Azul, da Prefeitura de Palmas, e do programa de investimentos da Foz|Saneatins que injetará na capital R$ 240 milhões, financiados pelo Programa Saneamento para Todos, do Governo Federal e operado pela Caixa, para expansão e modernização dos serviços de distribuição de água tratada e coleta e tratamento de esgoto.

 

Os sistemas de coleta e tratamento também atenderão as quase cinco mil unidades residenciais do Programa Minha Casa Minha Vida, já em implantação ou em fase aprovação.

Comentários (0)