Obras de revitalização da Praia da Graciosa, em Palmas, serão entregues nesta 6ª

As obras contemplam também a parte esportiva ao ar livre, com a construção de aproximadamente 500 metros de pista de Cooper, mais uma alternativa de lazer na praia

Em abril deste ano, a Praia da Graciosa já havia recebido melhorias
Descrição: Em abril deste ano, a Praia da Graciosa já havia recebido melhorias Crédito: Foto: Secom Palmas

Monumento à Consciência, ciclovia, paisagismo, sinalização viária, entre outras adequações na estrutura da Praia da Graciosa, serão inaugurados nesta sexta-feira, 23, às 17h30, pela Prefeitura de Palmas.

 

Nos últimos três meses, o processo de revitalização da praia incluiu a recuperação da pavimentação dos acessos e estacionamento e a implantação da sinalização viária com foco na acessibilidade e mobilidade.

 

Já feitas na etapa anterior, as lombofaixas e rampas para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida foram agora sinalizadas. Ao todo, foram construídos aproximadamente 1200 metros de ciclovia com sinalização viária. As avenidas de acesso à orla e avenida da praia também foram revitalizadas.

 

As obras contemplam também a parte esportiva ao ar livre, com a construção de aproximadamente 500 metros de pista de Cooper, mais uma alternativa de lazer na praia. A iluminação pública da praia também foi revitalizada com utilização de lâmpadas de Led, o que possibilita maior economia de energia.

 

Outro destaque da nova estrutura foi a ampliação do estacionamento para carros, além da criação de outros dois - exclusivos para táxis e mototáxis. 

 

Revitalização do paisagismo da orla 

O monumento à consciência e um obelisco de 12,38 metros com quatro faces também foram construídos. Cada face do monumento contém um trabalho artístico, relacionando um elemento da natureza à obra de arte instalada. Além disso, cada face tem três dizeres instalados em pontos específicos, sendo o primeiro Monumento à Consciência, o segundo Homem, e o terceiro Água, Terra, Vento e Fogo.

 

A Orla recebeu ainda mais de 300 coqueiros de grande porte, plantas ornamentais, grama, e morrinhos de praia com recantos humanizados.

 

Estrutura

Em abril deste ano, a Praia da Graciosa já havia recebido outras melhorias, como a construção de 13 quiosques de palha na beira da praia, reforma geral da quadra poliesportiva, que recebeu pintura do piso, das traves, tabelas de basquete e do alambrado.

 

Também foram reformados os banheiros, que receberam revitalização de toda a parte elétrica e hidráulica, revestimento de parede, piso e divisórias de granito, portas em vidro temperado, bancadas de granito, torneiras, além de chuveiros e válvulas de descarga com sistema anti-vandalismo, com itens reforçados para evitar furtos e com regulagens de tempo e vazão de água, o que proporciona maior economia. No total foram investidos R$ 329.627,45 em recursos próprios do Município.

Comentários (0)